A Pequena Sereia: Halle Bailey não é a primeira sereia negra da clássica história da Disney

Halle-Bailey-A-Pequena-Sereia A Pequena Sereia: Halle Bailey não é a primeira sereia negra da clássica história da Disney

Embora a escalação de Halle Bailey como Ariel no remake de A Pequena Sereia continue sendo bastante mencionada, a atriz não é a primeira sereia negra da Disney. Em 2019, a artista, que era mais conhecida por seu papel em Grown-ish e sua carreira como cantora, ambos ao lado de sua irmã Chloe, foi anunciada como a próxima princesa de um live-action do estúdio. Na época, a notícia já causou a revolta de algumas pessoas, e a conturbação voltou com toda força após a divulgação do primeiro trailer do filme.

Em meio às discussões sobre a escalação de Ariel, muitos comentários racistas circulam na internet. Os argumentos mais usados por quem é contra a participação da atriz se baseiam no fato de que a versão animada da sereia não é negra, e até mesmo em justificativas geográficas ou explicações “científicas”. Anteriormente, muitas outras celebridades vieram em defesa de Bailey, inclusive Rachel Zegler, que recentemente se manifestou no Twitter.

No entanto, o que pouca gente sabe ou se lembra, é que a cantora de “Do It” não será a primeira sereia negra a aparecer em A Pequena Sereia. Na série animada, que estreou em 1992 e durou três temporadas, já havia aparecido uma outra personagem com essa aparência.

Gabriela, a sereia surda

Como mostrado por um usuário do Reddit em uma discussão sobre o assunto, alguns episódios contaram com a participação de Gabriela, uma sereia negra da Costa do Marfim. Ela também era surda e se comunicava usando linguagem de sinais, com seu amigo polvo, Ollie, servindo como intérprete.

De acordo com o Business Insider, a personagem foi inspirada por uma jovem fã que faleceu tragicamente de leucemia durante a primeira temporada da série.

Ariel-e-Gabriela-em-A-Pequena-Sereia A Pequena Sereia: Halle Bailey não é a primeira sereia negra da clássica história da Disney
Gabriela é apresentada no episódio 6 da segunda temporada de A Pequena Sereia

Em contrapartida, apesar das polêmicas sem fim que Halle tem enfrentado por interpretar Ariel, a jovem atriz continua otimista e esperançosa com seu maior trabalho até então.

Sinto que estou sonhando e sou grata e não presto atenção à negatividade”, disse Halle Bailey anteriormente. “Eu sinto que este papel é algo maior do que eu, é muito grande, e vai ser lindo”.

A Pequena Sereia chega aos cinemas no dia 25 de maio de 2023.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

1 comentário em “A Pequena Sereia: Halle Bailey não é a primeira sereia negra da clássica história da Disney”

  1. Falam do autor ser nórdico e por isso ariel ser ruiva porem Atlântida pela lenda seria entre a África e a Europa… O bizarro é que estamos falando de seres místicos e tem gente cobrando etnia, as mesmas que provavelmente na sua religião modificaram a etnia do filho humano do proprio deus.

    Responder

Deixe um comentário