Branca de Neve: visual da princesa era bem diferente antes da versão final

Branca-de-Neve-Disney Branca de Neve: visual da princesa era bem diferente antes da versão final

Branca de Neve e os Sete Anões foi a primeira animação a trazer as clássicas princesas da Disney, mas os criadores originalmente tinham uma ideia muito diferente para o visual da protagonista. Lançado em 1937, a obra foi o primeiro longa animado do cinema, e começou uma tradição que nunca foi abandonada pelo estúdio. Agora, o filme pioneiro vai finalmente ganhar uma versão em live-action oficial.

Contudo, o icônico visual da Branca de Neve, que todos conhecem e que será quase replicado no remake estrelado por Rachel Zegler, era inicialmente muito diferente da versão final da animação. No livro Disney Princess: Beyond the Tiara, Emily Zemler, a autora, explicou a evolução do conceito da primeira princesa do estúdio.

Branca de Neve seria loira ou ruiva

Embora ela tenha sido descrita como uma moça com a pele branca como a neve, lábios vermelhos como sangue e cabelos negros como o ébano no livro original dos Irmãos Grimm, os animadores tinham planos muito diferentes para a princesa. A princípio, algumas figuras famosas da época foram usadas como inspiração para a sua aparência, já que os artistas da Disney queriam que ela fosse loira ou ruiva.

Por ser relacionada diretamente com a inocência e a beleza, a maioria das personagens do estúdio tinham essa aparência. Por exemplo, o curta-metragem de animação de Walt Disney de 1934, A Deusa da Primavera, apresentava uma Perséfone loira. No livro, Zemler também descreveu atrizes famosas que ajudaram a inspirar Branca de Neve, incluindo Marlene Dietrich e Jean Harlow, ambas loiras.

Contudo, após Grim Natwick, o supervisor de animação do filme, ser trazido para a equipe, as ideias mudaram completamente. Anteriormente, o artista havia trabalhado no design de Betty Boop, uma figura muito popular da época, e, quando começou a trabalhar no visual de Branca de Neve, trouxe características de sua famosa personagem para a princesa.

Eventualmente, seu cabelo foi encurtado e os animadores voltaram às raízes do conto de fadas alemão e deram à ela madeixas negras como ébano. Assim, a princesa com um dos visuais mais reconhecíveis da Disney finalmente chegou a sua aparência final, se tornando icônica como é até os dias de hoje.

Branca de Neve e os Sete Anões está disponível no Disney+. O remake live-action chega aos cinemas em 22 de maio de 2024.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário