Titanic: Fã nota detalhe engraçado em uma cena que ninguém percebeu antes

Titanic-Jack-e-Rose Titanic: Fã nota detalhe engraçado em uma cena que ninguém percebeu antes

Um usuário do TikTok viralizou ao perceber que existe uma cena com personagens feitos por computação gráfica em Titanic que nunca foi notada pelo público antes. O filme de 1997 foi, por muito tempo, a maior bilheteria da história do cinema. Contudo, mesmo tendo sido assistido milhões de vezes ao longo dos anos, um detalhe engraçado que esteve presente por todo esse tempo nunca havia sido observado e compartilhado por ninguém até agora.

Esta semana, um TikToker postou um trecho do filme em que o Titanic navega pelo oceano durante o dia, muito antes de sua fatídica colisão com o iceberg. A imagem aérea da proa do navio foca no convés superior, onde o capitão e outros membros da tripulação da companhia britânica White Star Line podem ser vistos andando. 

No entanto, quando a câmera começa a fazer panorâmicas e a dar zoom nos passageiros que andam pelo navio, as coisas parecem um pouco estranhas. Logo fica evidente que os figurantes da cena foram feitos em CGI.

Eu vi o Titanic um milhão de vezes”, disse o usuário. “E só agora, enquanto estou doente em casa, percebi como essa cena é falsa. É muito falsa”.

Por que algumas cenas de Titanic foram feitas com CGI?

Titanic-afundando Titanic: Fã nota detalhe engraçado em uma cena que ninguém percebeu antes

Embora isso nunca tenha sido assunto antes, a cena é obviamente gerada por computador, e há muitas outras sequências como essa no filme, especialmente as que incluem planos mais amplos.

Isso aconteceu porque várias cenas do longa foram feitas usando uma réplica reduzida do RMS Titanic. James Cameron sempre foi bastante honesto sobre o uso de efeitos especiais no filme de 1997, deixando claro a dificuldade de filmar a cena do naufrágio com uma imitação em tamanho real do navio.

Na época, ele explicou ao crítico Roger Ebert que o feito custaria US$ 10 milhões e ele teria somente uma tomada para filmar a cena em que a embarcação afunda.

Por isso, o diretor decidiu construir um estúdio em um penhasco em Baja, México, com vista para a água, e incluiu os passageiros através de computação gráfica.

A maneira como fizemos isso foi pedir às pessoas que representassem todos esses comportamentos individuais no que chamamos de ‘ambiente de captura de movimento’”, ele contou. “Assim, um comissário de bordo servindo chá para uma senhora sentada em uma espreguiçadeira – tudo isso foi atuado e, em seguida, esse arquivo de movimento foi usado para conduzir e animar essas figuras. O resultado final é como você disse: Nós recuamos por toda a extensão do Titanic e vemos 350 pessoas em todos os conveses, fazendo todas essas coisas diferentes. A mesma técnica foi usada para o naufrágio, quando você vê centenas de pessoas no navio pulando ou rolando pelos conveses”.

Titanic está disponível no catálogo do Star+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário