Only Murders in the Building: A história do verdadeiro Ed. Arconia é ainda mais maluca

Only-Murders-in-the-Building Only Murders in the Building: A história do verdadeiro Ed. Arconia é ainda mais maluca

A terceira temporada de Only Murders in the Building foi finalizada esta semana, com um recorde de audiência em 2023 e o quarto ano já confirmado pela Disney. A série se passa em Nova York, com os protagonistas vivendo dentro do Edifício Arconia e tendo uma proximidade conveniente para a investigação dos constantes assassinatos que os cercam. No entanto, o prédio é fictício, sendo que suas imagens externas são do Ed. Belnord, e o local usado nas gravações internas tem uma história própria com personagens obscuros.

O Ansonia Hotel não apenas inspirou o Arconia no nome, mas também nas figuras suspeitas de sua história. O prédio foi construído em 1904 por William Earl Dodge Stokes, herdeiro de uma fortuna de cobre, que acabou deixando os negócios da família e processando o próprio irmão.

image-15 Only Murders in the Building: A história do verdadeiro Ed. Arconia é ainda mais maluca
o The Ansonia (antigo Ansonia Hotel)

Stokes não economizou ao construir seus 1400 quartos, mais de 300 suítes, salões de festas, barbeiros e um banco. Durante a 2ª temporada de OMITB, há um flashback do arquiteto do Arconia inspirado em sua figura, que, na série, foi responsável pela instalação de buracos nas paredes para espiar as mulheres. Na vida real, ele se casou pela primeira vez com uma adolescente de 15 anos, que ele viu em uma foto e a convenceu a ser sua noiva, por dinheiro.

Durante seu segundo casamento com Helen Ellwood, a amante de William, Lillian Graham, de 22 anos, tentou chantageá-lo com suas cartas íntimas de amor. Ela acabou atirando em sua perna três vezes e sua esposa descobriu tudo.

No divórcio, ela ainda revelou para o juiz que Stokes estava encarcerando animais no Ansonia, incluindo gansos, porcos, patos, cabras, um pequeno urso e 500 galinhas, indo contra um pedido do Departamento de Saúde.

Moradores e visitantes famosos

Marilyn-Monroe Only Murders in the Building: A história do verdadeiro Ed. Arconia é ainda mais maluca

Assim como o edifício da série, ao longo dos anos, o Ansonia teve inquilinos notáveis: Lee Strasberg, o pai do Método de Atuação, que recebia frequentemente a visita de Marilyn Monroe; o ator Zero Mostel, que interpretou Tevye na produção original da Broadway de Um Violinista no Telhado; e Isaac Bashevis Singer, o autor ganhador do Prêmio Nobel, que gostava de correr pelo pátio com um terno de três peças.

O local também recebeu um representante do chefe da máfia judaica de Nova York, Arnold Rothstein, o rei do jogo e um gângster famoso. O ícone do beisebol Babe Ruth e o boxeador Jack Dempsey também eram frequentadores assíduos do hotel de Stokes, e o jogador do Chicago White Sox, Chick Gandil, tornou-se responsável por um dos maiores escândalos do Ansonia.

Gandil e outros jogadores do Chicago White Sox conspiraram com apostadores para intencionalmente perder a World Series em troca de dinheiro. Esta conspiração manchou a integridade do beisebol profissional e resultou na expulsão permanente de oito jogadores, incluindo Gandil, da Major League Baseball.

Hoje em dia, o Ansonia é um condomínio de luxo, e abriga residentes ricos de vários setores, muito parecido com o fictício Arconia em Only Murders in the Building.

As três temporadas da série estão disponíveis no Star+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário