Engenheiro é preso ao aplicar mesmo golpe de ‘Office Space’

Office-Space-Star-Plus Engenheiro é preso ao aplicar mesmo golpe de 'Office Space'

Muito antes de The Office fazer sucesso com suas versões britânica, com Ricky Gervais, e norte-americana, com Steve Carell, um filme de comédia da década de 90 virou um verdadeiro clássico cult, especialmente para as pessoas que vivem o cotidiano de um escritório. Do criador de Beavis and Butt-Head, Mike Judge, Office Space, que recebeu o o título Como Enlouquecer Seu Chefe no Brasil, inspirou gerações a refletir sobre empregos que as tornam infelizes.

Ron Livingston, que interpreta Peter Gibbons, um dos protagonistas, certa vez comentou em entrevista com a Variety sobre depoimentos que recebeu de pessoas alegando que o filme mudou suas vidas.

“As pessoas vêm e me dizem que o filme mudou suas vidas. É como se depois de ver o filme, isso lhes desse a confiança para sair do que quer que estivessem fazendo que os estava deixando infelizes e passar para outra coisa. Eu só ouço das pessoas para quem isso funcionou, mas espero que não haja muitos que se arrependam.”

Mas parece que essa não foi a única inspiração que a hilária trama de Office Space causou no público. No filme, Peter Gibbons e mais dois colegas da empresa de tecnologia INITECH, Samir e Michael Bolton – que odeia o fato de ter o mesmo nome do cantor -, desenvolvem um programa de computador para alterar os registros financeiros da empresa e desviar discretamente centavos de dólar de milhares de transações.

De acordo com o The Wrap, um engenheiro de software foi preso recentemente no estado de Washington, Estados Unidos, por criar um esquema inspirado no filme, alterando os códigos dos sistemas para modificar preços e roubar valores dos fretes do site de comércio eletrônico Zulily.

A conexão entre a ficção e realidade não foi difícil, pois a polícia encontrou no computador de Ermenildo Castro um arquivo chamado “Projeto Office Space”. O engenheiro também admitiu no tribunal que o filme o inspirou a elaborar seu plano, e ele foi capaz de roubar mais de 300 mil dólares, aproximadamente 1,6 milhões de reais.

Office-Space-cena-da-impressora Engenheiro é preso ao aplicar mesmo golpe de 'Office Space'
Peter, Michael e Samir na clássica cena da impressora

Em Como Enlouquecer Seu Chefe, o plano de Peter e seus colegas é descoberto e eles são presos, mas no final do filme eles são libertos e Peter consegue um outro tipo de emprego que o deixa muito mais feliz.

No entanto, na vida real, o engenheiro de Washington ainda deverá comparecer ao tribunal em 26 de janeiro, onde enfrentará acusações de roubo em primeiro grau e falsidade ideológica.

The Mandalorian fez referência a Office Space

No sétimo episódio da segunda temporada de The Mandalorian, os fãs de Star Wars que já assistiram Office Space imediatamente reconheceram uma referência feita pelo personagem Mayfeld, interpretado por Bill Burr.

Em certo momento, o personagem tenta tirar Din Djarin (Pedro Pascal) de uma situação tensa com um oficial do Império, e decide interromper o diálogo dizendo que eles precisam sair dali para preencher os “Relatórios TPS”.

Os relatórios TPS podem soar como um jargão técnico do Império para alguns, mas foi uma referência direta a Office Space. No filme, Peter Gibbons sofre com as constantes cobranças de vários chefes e colegas por causa de uma regra burocrática e irrelevante envolvendo os tais “Relatórios TPS” que ele esqueceu de preencher uma única vez.

Office Space (Como Enlouquecer Seu Chefe) está disponível no Star+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário