Diretor de X-Men se revoltou com roteiro falso para enganar atriz

X-Men-3 Diretor de X-Men se revoltou com roteiro falso para enganar atriz

Antes de Brett Ratner assumir a direção de X-Men 3, também conhecido como X-Men: O Confronto Final, Matthew Vaughn estava definido para dirigir o filme da antiga 20th Century Fox.

Vaughn, que posteriormente dirigiria X-Men: Primeira Classe, foi discreto no passado ao falar sobre seu afastamento do filme, mas durante sua aparição na New York Comic-Con deste fim de semana (via THR), o cineasta revelou a razão chocante pela qual decidiu abandonar o projeto.

Entrei no escritório de um dos executivos e vi um roteiro de X3, e imediatamente percebi que era bem mais grosso. Eu fiquei tipo, ‘o que diabos é este rascunho’. Ele disse, ‘Não se preocupe com isso,’ e eu falei, ‘Não, não. Eu sou o diretor. Eu estou preocupado com este rascunho,’” Vaughn recordou.

“Ele não me disse o que era, então eu literalmente o peguei — foi um momento insano — abri a primeira página, e estava escrito, ‘África. Tempestade. Crianças morrendo de sede. Ela cria uma tempestade e salva todas essas crianças.’”

A saída do diretor

X-Men-3-Confronto-Final Diretor de X-Men se revoltou com roteiro falso para enganar atriz

Vaughn leu o que achou ser uma “ideia bem legal,” sem perceber inicialmente que os responsáveis não tinham intenção de realmente colocar a cena no filme final, e simplesmente a adicionaram ao roteiro na tentativa de enganar Halle Berry para que ela concordasse em reprisar o papel de Ororo Munroe/Tempestade.

Eu falei, ‘O que é isso?’ [Eles disseram,] ‘Ah, é o roteiro da Halle Berry. Falei, ‘Ok, porque ela ainda não assinou.’ ‘Mas é isso que ela quer que seja, e assim que ela assinar, jogaremos isso no lixo,’” continuou o diretor, recontando a resposta do executivo não nomeado. “Eu pensei, ‘Uau, vocês vão fazer isso com uma atriz ganhadora do Oscar que interpreta a Tempestade? Estou fora.’ Então saí naquele momento.

Na época, Vaughn só havia dirigido um filme, Nem Tudo é o Que Parece (2004), e estava muito animado por ter sido oferecido um grande projeto de estúdio – antes de perceber que não teria muito controle sobre o longa.

Então eu estava preocupado em tentar ocupar o lugar de Bryan Singer, e era um sonho que se tornava realidade. Eu fiz os storyboards do filme. O final do filme não era o filme que eu ia fazer. A sequência da Golden Gate era o início do Ato Dois, e tínhamos esta sequência de ação insana para Washington … mas eu era ingênuo.”

Vaughn disse que recebeu uma ameaça do tipo “Você nunca mais vai trabalhar nesta cidade” após abandonar X-Men 3, e admitiu que “meio que acreditou nisso” na época.

O homem que disse que eu nunca mais trabalharia nesta cidade de novo, assistiu a Kick-Ass: Quebrando Tudo. E, para o crédito dele, ele me ligou e disse, ‘Sabe de uma coisa, eu não estava falando sério quando disse isso,'” ele adicionou.

X-Men: O Confronto Final está disponível no Disney+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário