Antes de Will Smith, James Cameron também teve um conflito no Oscar

Avatar-James-Cameron Antes de Will Smith, James Cameron também teve um conflito no Oscar

O diretor de Avatar: O Caminho da Água, James Cameron, relembrou a vez que quase bateu em Harvey Weinstein durante o Oscar de 1998, o ano em que Titanic levou o prêmio principal. Na edição do ano passado, a principal premiação do cinema chamou a atenção por causa de uma discussão em que Will Smith deu um tapa em Chris Rock, que era o apresentador. Contudo, essa não foi a única vez que o evento foi marcado por um conflito.

Falando com o The Hollywood Reporter, Cameron relembrou a 70ª cerimônia do Oscar, realizada em 1998, na qual seu filme Titanic recebeu um total recorde de 14 indicações. O cineasta entrou em uma discussão com o famoso produtor de Hollywood e quase bateu nele com a sua estatueta.

Estava voltando para o meu lugar com meu Oscar de edição, e esse cara veio se apresentar”, o diretor contou. “Ele disse: ‘Se você quer vir trabalhar em um lugar que é amigo do artista, amigo do cineasta’ – ele estendeu a mão, e eu simplesmente o dispensei. Foi um pequeno momento feio. Mas disse que era mentira e então ele começou a falar muito alto e verbalmente abusivo e quase fisicamente violento. E ele estava prestes a apanhar com um Oscar – o que seria altamente apropriado, eu acho. Mas eu não estava pensando nisso nesses termos; era apenas a arma em mãos”.

Cameron expõe os problemas de Weinstein 

Durante a entrevista, James disse tudo o que sabia sobre Harvey Weinstein na época, e não poupou críticas ao seu comportamento profissional.

Eu não conhecia Harvey”, ele disse, explicando a sua reação à oferta do produtor. “Eu não sabia nada sobre ele além do que havia aprendido com Guillermo del Toro. Guillermo e eu éramos amigos íntimos desde 1991. Ele me contou a merda horrível que a Miramax fez quando fez seu primeiro filme comercial americano, Mimic, e eles o demitiram”. 

Os atores, liderados por Mira Sorvino, meio que se revoltaram e não trabalharam até que o trouxessem de volta”, Cameron completou. “Então, quando o filme foi bem-sucedido e bem visto, Harvey se manifestou para receber os créditos pelo filme”.

Avatar: O Caminho da Água ainda não tem data para chegar ao Disney+, mas continua em cartaz nos cinemas.

Atualizado em 17/03/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário