A verdadeira história por trás do nome “Indiana Jones”

Indiana-Jones A verdadeira história por trás do nome "Indiana Jones"

Quando o filme Os Caçadores da Arca Perdida foi lançado em 1981, apresentou ao mundo o icônico herói de ação Indiana Jones. Interpretado por Harrison Ford, o arqueólogo se destacou com seu chapéu e chicote, combinando um estilo “durão” com um humor seco e sarcástico característico do ator. Havia também um toque de James Bond, com Indy frequentemente enfrentando seus inimigos em cenas cheias de ação e escapando triunfante.

O resultado final é um protagonista perspicaz, divertido e extremamente envolvente. Atualmente, Indiana Jones é praticamente um ícone do gênero de ação, e é possível que muitos tenham esquecido o quão incomum esse nome realmente é. Indiana não parece ser uma escolha convencional para o herói de um filme. Então, de onde exatamente ele surgiu?

A origem do nome Indiana Jones

A verdadeira origem de como Indiana recebeu seu nome é bastante semelhante à história retratada nos próprios filmes. Em Indiana Jones e a Última Cruzada (1989), que narra a aventura do arqueólogo protagonista ao lado de seu pai, interpretado por Sean Connery, em busca do Santo Graal, é revelado que Indiana foi apelidado assim devido ao nome do cão de sua família.

O verdadeiro nome de Indiana é Henry Walton Jones Jr., e ao longo do filme seu pai o chama constantemente de “Júnior”, recusando-se a adotar o apelido que Indy tirou do animal de estimação da família.

Na realidade, Gorge Lucas, que criou o personagem junto com Steven Spielberg, tinha um cachorro enorme da raça Malamute do Alasca que se chamava, adivinhem, Indiana. Curiosamente, o animal foi o mesmo que serviu de inspiração para Lucas criar o personagem Chewbacca enquanto escrevia as histórias de Star Wars.

George-Lucas-e-seu-cachorro-Indiana A verdadeira história por trás do nome "Indiana Jones"
George Lucas e seu cachorro, Indiana

Como já revelado nas transcrições das sessões de brainstorming entre Lucas e Spielberg no set de Os Caçadores da Arca Perdida, originalmente o sobrenome de Indiana seria Smith, mas acabou sendo alterado para Jones.

No trecho destacado a seguir, George Lucas tenta justificar o nome. O diálogo começa a partir de uma pergunta do roteirista Lawrence Kasdan.

Kasdan: Você tem um nome para esse personagem?
George Lucas: Eu tenho.
Steven Spielberg: Eu odeio, mas vai em frente.
George Lucas: Indiana Smith. Tem que ser único. É um personagem. Muito americano. Quadradão. Ele nasceu em Indiana.
Kasdan: Como vão chamá-lo, Indy?
George Lucas: Isso é o que eu estava pensando. Ou Jones.

E no final das contas, ele simplesmente chamou o personagem com o nome de seu cachorro.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino estreia no dia 29 de junho de 2023.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário