Diretor de Indiana Jones 5 explica o final e revela outra versão

Indiana-Jones-5-Harrison-Ford Diretor de Indiana Jones 5 explica o final e revela outra versão

O diretor de Indiana Jones e a Relíquia do Destino, James Mangold, explicou o final que muitos consideraram estranho e revelou que tinha várias versões para terminar o enredo. A produção, que estreou em julho nos cinemas e entrou no Disney+ em 1º de dezembro, encerrou a participação de Harrison Ford como o arqueólogo titular na franquia. No entanto, o ator se despediu do personagem com um terceiro ato surpreendente na quinta parcela. [AVISO] Este artigo contém spoilers!

Enquanto Indiana Jones 5 apresentou novos personagens interpretados por nomes aclamados, a maior surpresa do filme foi o seu final. Durante a trama, o vilão Jürgen Voller (Mads Mikkelsen), usa a relíquia titular para, segundo ele, atravessar uma fissura no tempo e chegar à Alemanha pré-Segunda Guerra Mundial. Ele tem o objetivo de matar Hitler e assumir o controle da Alemanha nazista, mudando o curso da história.

No entanto, ele acaba levando a todos, inclusive Indiana e sua afilhada Helena (Phoebe Waller-Bridge), de volta no tempo para a Grécia antiga, especificamente para o Cerco de Siracusa em 212 a.C. 

James Mangold mudou a ideia original para o final de Indiana Jones 5

Falando com o Gizmodo, o diretor revelou que o plano original para a conclusão da sequência era incorporar elementos sobrenaturais, como fantasmas, embora ele tenha mudado o curso para se aventurar em território desconhecido. 

Quando entrei no filme, eles estavam brincando com um monte de coisas diferentes que eram basicamente reduções do que havia acontecido no primeiro filme”, disse Mangold. “Mais aparições e fantasmas, e eu senti que estava assistindo ao primeiro filme novamente quando imaginei o que estava nos roteiros existentes. E senti que o que Steven, George Lucas, Larry Kasdan e David Koepp haviam feito com sucesso nos outros filmes era continuar a puxar uma pedra em um aspecto diferente da história e da metafísica e não voltar à mesma coisa”.

Quando chegamos lá, comecei a pensar que: A) isso é o que o público vai antecipar e, portanto, não é muito surpreendente para ele; e B) voltaríamos à abertura do filme apenas com um Indy de 79 anos correndo por aí”, ele continuou, explicando sua decisão de mudar o final.

Achei que precisávamos de algo mais chocante, mais ousado e que também afetasse Indy. Se ele terminasse onde termina no filme, estaria enfrentando questões maiores sobre sua própria vida e o que estudou durante toda a sua vida. E achei que isso seria mais interessante”.

Sobre Indiana Jones 5

Indiana-Jones-Phoebe-Waller-Bridge Diretor de Indiana Jones 5 explica o final e revela outra versão

Harrison Ford retorna ao papel do lendário herói arqueólogo neste capítulo final, ansiosamente aguardado, da clássica franquia em uma grande e empolgante aventura cinematográfica ao redor do mundo. Confrontado novamente com um desafio que testa sua força, assim como sua paciência, Indiana Jones arrisca tudo para proteger uma relíquia antiga, capaz de mudar o rumo da história, daqueles que querem o artefato para benefício próprio.

Com um elenco estelar que inclui Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas, John Rhys-Davies, Toby Jones e Mads Mikkelsen, Indiana Jones e a Relíquia do Destino é uma viagem emocionante do começo ao fim! Este emocionante final é dirigido por James Mangold e escrito por Jez Butterworth, John-Henry Butterworth, David Koepp e James Mangold, baseado nos personagens criados por George Lucas e Philip Kaufman.

Indiana Jones e a Relíquia do Destino está disponível no Disney+.

Atualizado em 14/12/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário