Disney faz acordo e finaliza processo dos direitos de ‘Piratas do Caribe’

Johnny-Depp-Jack-Sparrow-1 Disney faz acordo e finaliza processo dos direitos de 'Piratas do Caribe'

A Disney resolveu o processo de direitos autorais envolvendo Piratas do Caribe e dois escritores que alegaram que a franquia foi ideia deles. A série de filmes estreou pela primeira vez em 2003, com A Maldição do Pérola Negra, apresentando um novo personagem que ficaria muito famoso nos anos seguintes, o Jack Sparrow de Johnny Depp. Contudo, depois de todo esse sucesso, dois roteiristas acusaram o estúdio de ter plagiado seu trabalho.

Em 2017, os escritores Arthur Lee Alfred II e E. Ezequiel Martinez Jr., juntamente com sua produtora, Tova Laiter, alegaram em um tribunal federal no Colorado que a Disney cometeu “violação intencional da expressão original protegida por direitos autorais de temas, cenários, diálogos, personagens, enredo. humor [e] sequência de eventos contidos em um roteiro de especificação original intitulado ‘Piratas do Caribe’”.

Na época, a dupla disse que Laiter apresentou o roteiro ao executivo da Disney, Brigham Taylor, em agosto de 2000, sugerindo a ideia de um filme baseado na atração Piratas do Caribe, da Disney World e Disneylândia. Laiter ainda contou que o produtor da Disney declarou expressamente que o estúdio “não tinha tratamento ou roteiro” baseado no passeio até então. Mesmo assim, Taylor rejeitou o projeto.

No entanto, de acordo com o processo, o script não foi devolvido por mais de dois anos após a interação inicial do grupo. A este ponto, a Disney já estava em meio à produção do primeiro filme da franquia, A Maldição do Pérola Negra, que seria lançado em 2003 – ano seguinte à devolução da obra dos escritores. 

O produto final, segundo as alegações, continha semelhanças com o roteiro rejeitado e, de acordo com a dupla, essas correspondências com o seu trabalho original continuaram ao longo da franquia.

Agora, o The Wrap reporta que, depois de quase 5 anos, a Disney finalizou o processo de violação de direitos autorais com um acordo. No entanto, os termos da determinação entre as duas partes não foram divulgados e, como é comum em litígios, a Disney não comentou o processo ou a resolução.

Todos os filmes da franquia Piratas do Caribe estão disponíveis no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

2 comentários em “Disney faz acordo e finaliza processo dos direitos de ‘Piratas do Caribe’”

  1. Piratas do Caribe é uma série maravilhosa Johnny Depp, como sempre, arrebentou! Se não fosse por ele, essa série não teria o mesmo brilho. Amei essa série e espero ver a sexta e sétima série.

    Responder

Deixe um comentário