Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba


Doutor-Estranho-e-Feiticeira-Escarlate Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura trouxe muitas referências e participações mais do que especiais. O filme ainda está em exibição nos cinemas e por enquanto não tem data oficial para chegar ao Disney+. Caso siga o mesmo padrão de Eternos e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, isso acontecerá na metade do mês de julho. No entanto, um rumor recente aponta que os assinantes do streaming terão acesso ao filme em 22 de junho.

Quando Doutor Estranho 2 ficar gratuito no Disney+, os fãs mais obcecados vão varrer quadro a quadro em busca de easter eggs ainda não identificados nos cinemas, assim como sempre acontece com as demais produções da Marvel que saem da janela de exibição nas telonas.

Enquanto isso não acontece, confira 40 curiosidades muito legais sobre as histórias dentro e fora de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

1 – Doutor Estranho 2 foi originalmente planejado para acontecer antes de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021), mas os planos foram alterados devido à pandemia do COVID-19.

2 – Este é o quinto filme consecutivo da Marvel depois de Viúva Negra (2021), Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), Eternos (2021) e Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021) a ter estreia proibida na China.

3 – Enquanto a maioria dos filmes do MCU são lançados nos gêneros de Ação, Comédia, Drama, Ficção Científica e Fantasia, este é o primeiro longa a ser classificado nos Estados Unidos com gênero Horror.

Feiticeira-Escarlate-Wanda-Maximoff Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

4 – Sam Raimi havia desistido de dirigir qualquer filme de super-herói depois das reações negativas a Homem-Aranha 3 (2007). No entanto, a oportunidade de dirigir Multiverso da Loucura o encorajou a tentar novamente, já que ele havia gostado muito do primeiro filme de Stephen Strange, era fãs dos quadrinhos do Doutor Estranho e queria ver se conseguiria atender às expectativas do público mais uma vez em sua carreira.

5 – Elizabeth Olsen voou para Londres para trabalhar neste filme apenas dois dias depois de terminar de filmar WandaVision (2021).

6 – Benedict Cumberbatch revelou em uma entrevista que Benedict Wong quebrou quatro costelas quando bateu em algo durante a gravação de uma cena de ação.

7 – O monstro com tentáculos e um olho só que persegue America Chavez no início do filme é conhecido nos quadrinhos da Marvel como Shuma-Gorath, mas foi renomeado por questões de direitos autorais para Gargantos, monstro marinho das histórias de Namor na Marvel Comics. Você pode entender os detalhes aqui:
Por que a Marvel decidiu tirar Shuma-Gorath dos planos para o MCU?

8 – Elizabeth Olsen desconhecia grande parte da história de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura durante as filmagens de WandaVision, e tentou garantir que o papel de Wanda não fosse afetado pelos eventos do filme.

WandaVision-Magia-do-Caos-1024x576 Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

9 – Esse é o primeiro filme do MCU a ser creditado especificamente como uma produção de Kevin Feige, presidente da Marvel Studios.

10 – Após a saída de Scott Derrickson como diretor, Rachel McAdams revelou que não iria reprisar seu papel como Christine Palmer de Doutor Estranho (2016). Quando o elenco principal e o diretor do filme foram anunciados oficialmente no evento para investidores da Disney em 2020, foi confirmado que McAdams realmente retornaria para o filme.

11 – Scott Derrickson, diretor do filme anterior do Doutor Estranho, saiu do cargo devido a diferenças criativas com a Marvel. No entanto, ele permanece como produtor executivo do filme.

12 – Sam Raimi mencionou que, devido ao processo de produção caótico, ele e os roteiristas descobriram o que fariam no filme durante as gravações, com o final sendo definido apenas na metade das filmagens.

13 – Um dos pôsteres, que você confere abaixo, exibe estátuas de um tigre com asas e uma deusa feminina. Estes são conhecidos como Hoggoth e Oshtur, que, na Marvel Comics, junto com Agamotto, formam a trilogia de deuses da magia conhecida como Vishanti.

Doutor-Estranho-2-Poster-com-Hoggoth-e-Oshtur Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

14 – De acordo com o diretor Sam Raimi, quase 40 minutos de cenas adicionais foram cortadas do filme durante a pós-produção.

15 – Benedict Cumberbatch fez crescer o cavanhaque do Doutor Estranho de verdade neste filme, em vez de simplesmente colocar um falso como visto em suas aparições anteriores.

16 – A personagem America Chavez deveria aparecer em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (2021), quando Doutor Estranho 2 estava programado para ser lançado antes desse filme. Após um reagendamento dos títulos do MCU em 2021, os roteiros foram reescritos e a estreia da personagem de Xochitl Gomez foi definida para Multiverso da Loucura.

17 – O título do filme foi inspirado no romance de terror “Nas Montanhas da Loucura”, do escritor Howard Phillips Lovecraft.

18 – O roteirista-chefe, Michael Waldron, aparece na varanda da festa de casamento ao lado do marido de Christine Palmer logo no início do filme.

19 – A Marvel Studios estava inicialmente interessada em Lily Resto ou Isabela Merced para interpretar America Chavez, mas Xochitl Gomez foi escalada após seu bom desempenho em The Letter (2020), pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Young Entertainer Awards.

America-Chavez-Doutor-Estranho-2 Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

20 – Michael Waldron tentou fazer com que Tom Cruise interpretasse uma variante de Tony Stark depois de ver os rumores na internet, mas Kevin Feige o informou que isso seria praticamente impossível, devido aos compromissos do ator com a franquia Missão Impossível.

21 – O filme foi banido na Arábia Saudita e Egito por causa da personagem America Chavez, que, assim como nos quadrinhos, é gay. O problema estaria na cena onde a personagem fala de suas duas mães.

22 – Em todos os filmes da Marvel em que Professor Xavier morre, ele é morto por um mutante.

23 – Rachel McAdams originalmente interpretaria 3 variantes de Christine Palmer, mas a Marvel mudou os planos e definiu apenas 2 versões da personagem.

24 – Elizabeth Olsen foi instruída por Michael Waldron a assistir as performances de lutadoras profissionais como Charlotte Flair, Britt Baker e Becky Lynch para se inspirar nelas.

25 – A Capitã Carter tem uma grande semelhança com o personagem da Marvel Comics Capitão Britânia, até mesmo no uniforme. Nos quadrinhos, o personagem do sexo masculino se chamava Brian Braddock, enquanto no filme o personagem é Peggy Carter e ninguém se refere a ela como Capitã Britânia. As origens da versão de Peggy são referenciadas na série animada What If…?, do Disney+.

Capitao-Britania Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba
Capitão Britânia

26 – Na primeira cena de Charles Xavier, ele aparece ao som da música tema de X-Men (1992). Ao contrário de seus colegas membros dos Illuminati, ele é o único disposto a dar uma chance ao Doutor Estranho da Terra-616 de provar que ele não é a maior ameaça ao multiverso como qualquer outra Variante de Strange seria. Ele justifica isso com a mesma citação que uma de suas Variantes usou para motivar seu eu mais jovem a tentar salvar seu futuro: “Só porque alguém tropeça e se perde não significa que está perdido para sempre“.

27 – Quando Strange conhece Reed Richards, ele diz “Quarteto Fantástico… você não entrou nas paradas de sucesso nos anos 60?“. Um grupo chamado The Fantastic Four teve um hit em 1967 com “The Whole World Is A Stage”. Esta é também uma referência ao primeiro filme do Doutor Estranho, onde ele respondeu perguntas triviais sobre música na sala de cirurgia.

28 – Na sala de estar da Wanda da Terra-838, a TV mostra um desenho animado com Oswald, o Coelho Sortudo. Walt Disney inventou o personagem na década de 1920, mas quando a Universal Pictures tirou os direitos de Oswald dele, Disney inventou Mickey Mouse, que logo superou Oswald em popularidade. Na Terra-838, talvez Mickey Mouse nunca tenha sido inventado, e assim Oswald permaneceu popular na TV.

oswald-e-mickey-2-1024x576 Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

29 – Logo depois, à medida que o clima fica tenso com a presença da Feiticeira Escarlate, a TV passa a exibir o clássico da Disney de 1937, Branca de Neve e os Sete Anões, fazendo uma referência à Rainha Má da animação e a virada de lado de Wanda na trama.

30 – Stephen Strange lança um feitiço no vendedor de comida de rua interpretado por Bruce Campbell, que faz com que ele fique batendo em seu próprio rosto repetidamente. O ator também estrelou Uma Noite Alucinante 2 (1987), outro filme dirigido por Sam Raimi, onde um livro maligno semelhante ao Darkhold (Necronomicon) possui sua mão e faz com que ela o ataque.

31 – Cada Variante do Doutor Estranho apresenta uma cor diferente ao lançar feitiços: branco para Defensor Strange, violeta para Strange Sinistro e laranja para o Doutor Estranho da linha do tempo principal do MCU. O Strange da Terra-838 não é visto lançando um feitiço.

32 – Quando Scott Derrickson estava definido para ser o diretor, ele tinha planos de introduzir Namor, o Príncipe Submarino no filme. Nos quadrinhos, Namor e Doutor Estranho eram aliados e membros da equipe de super-heróis, os Defensores. Namor fará sua estreia em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre (2022).

33 – Na cena em que Doutor Estranho luta com o Strange Sinistro usando notas musicais, foram usadas duas músicas clássicas como feitiços: Doutro Estranho usa “Sinfonia n.º 5 em Dó menor” de Beethoven, enquanto o Strange Sinistro usa “Tocata e Fuga em Ré Menor” de Sebastian Bach.

Doutor-Estranho-Notas-Musicais Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba

34 – No início do filme, o Doutor Estranho do universo de America Chavez diz a ela: “No grande cálculo do multiverso, seu sacrifício vale mais que sua vida“, quando ele começa a tomar o poder dela. Esse diálogo é quase idêntico ao de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, onde o Strange da Terra-616 diz a Peter Parker: “No grande cálculo do multiverso, o sacrifício deles significa infinitamente mais do que suas vidas“, referindo-se aos vilões do Homem-Aranha que foram puxados de seus respectivos universos para a Terra-616.

35 – No filme, Wong é forçado pela Feiticeira Escarlate a levá-la ao Monte Wundagore, onde o Darkhold foi originalmente escrito. Nos quadrinhos, Wundagore é onde Wanda Maximoff e seu irmão, Pietro (Mercúrio) nasceram, e onde Chthon, autor do Darkhold, infundiu Wanda com seus poderes.

36 – Quando Doutor Estranho conhece Christine Palmer da Terra-838, ela afirma ser uma especialista em teoria multiversal que trabalha para a The Baxter Foundation. Na Marvel Comics, a Fundação Baxter é um instituto financiado pelo governo para pesquisa científica situado no Edifício Baxter, onde o Quarteto Fantástico vive.

37 – Em Sliders: Dimensões Paralelas, uma série sobre a travessia de multiversos, o primeiro universo para o qual o personagem Quinn viaja é muito semelhante ao seu original, exceto que você deve seguir em frente nas luzes vermelhas e parar nas luzes verdes. Em Doutor Estranho 2, essa é a primeira coisa que Strange e America notam quando chegam a outro universo.

Sliders-Dimensoes-Paralelas-Sinal-de-transito-invertido Doutor Estranho 2 | 40 curiosidades que você talvez não saiba
Cena de Sliders: Dimensões Paralelas com o sinal de trânsito invertido

38 – Quando a Feiticeira Escarlate grita com raiva “Parem com isso!” para Billy e Tommy depois de ser acertada por objetos jogados por eles, essa foi uma reação genuína de Elizabeth Olsen. Em entrevista, ela revelou que foi atingida forte no rosto por um dos itens arremessados. Olsen se desculpou com as crianças depois que a cena foi gravada.

39 – As roupas que o Professor X usa quando está andando dentro da mente de Wanda-838 são inspiradas no fundador da Apple, Steve Jobs.

40 – O elenco do filme inclui uma vencedora do Oscar, Charlize Theron por Monstro: Desejo Assassino (2003), e três indicados ao Oscar: Benedict Cumberbatch, Chiwetel Ejiofor e Rachel McAdams.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 26/05/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.