Por que a Marvel decidiu tirar Shuma-Gorath dos planos para o MCU?


Shuma-Gorath-Marvel Por que a Marvel decidiu tirar Shuma-Gorath dos planos para o MCU?

O nome de Shuma-Gorath começou a aparecer nas teorias do Universo Cinematográfico da Marvel ainda em 2021, graças a WandaVision. A criatura de um olho só e tentáculos chegou a ser considerada como a grande responsável por tudo que víamos acontecendo de ruim dentro do HEX de Westview, mas como a própria série fez questão de garantir, a culpada por tudo era ninguém menos do que Agatha Harkness, cujo spin-off está confirmado pelo Disney+.

Nesta semana, o novo trailer de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura começou a dar o que falar. O vídeo não apenas trouxe o retorno de algumas cenas do primeiro trailer, como também contou com imagens inéditas, participações inesperadas e possíveis retornos há muito aguardados. Patrick Stewart parece estar confirmado como Professor Xavier, algo que abriria portas não apenas para o retorno dos X-Men, como também para os Illuminati, o grupo de gênios da Marvel.

O novo trailer voltou a destacar a criatura com um olho só, que muitos pensaram ser o lendário vilão Shuma-Gorath, afinal, não é todo dia que um vilão em formato de polvo, com tentáculos e um olho só começa a arremessar veículos em Nova York.

Gargantos-Doutor-Estranho Por que a Marvel decidiu tirar Shuma-Gorath dos planos para o MCU?

A figura, porém, não era Shuma-Gorath e sim Gargantos, o que foi confirmado devido ao marketing de produtos relacionado ao filme de Benedict Cumberbatch. Mas por que a Marvel teria perdido a oportunidade de introduzir Shuma, um dos maiores vilões das histórias em quadrinhos do Doutor Estranho?

O problema é o nome

A resposta é burocrática, porém simples. A Disney, e consequentemente a Marvel Studios, não possui os direitos do nome Shuma-Gorath, que são mantidos por uma pequena empresa de nome Heroic Signatures. O nome apareceu pela primeira vez em um quadrinho sobre Kull, o Conquistador, escrito pelo falecido Robert E. Howard. Assim como Conan, Kull também tem seus direitos pertencentes à Heroic Signatures, subsidiária da Funcom, uma gigante do mercado de games na Noruega. 

A Marvel Studios decidiu não tentar adquirir os direitos de Shuma-Gorath e, ao invés disso, usou o nome de Gargantos presente nos quadrinhos de Namor. Curiosamente, a Marvel Entertainment, divisão responsável pelos quadrinhos impressos, tem uma relação de trabalho com a Heroic Signatures, mas mesmo assim, os estúdios aparentemente não entraram em um acordo.

O que diz a Heroic Signatures

O presidente da Heroic Signatures, Fred Malmberg, revelou em uma entrevista recente ao Comicbook se estaria interessado em trabalhar com a Marvel Studios:

“Temos um ótimo relacionamento com a Marvel e trabalhamos juntos para resolver muitos problemas ao longo dos anos, mas quem pode responder a essa hipótese? Quanto aos nossos planos futuros para o personagem, isso não é algo que possamos revelar no momento. Fiquem ligados”.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia em 5 de maio de 2022.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 15/02/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.