Hamilton: Dados revelam audiência maior que todos os títulos da Netflix

Qual é o tamanho de “Hamilton”? De acordo com dados de audiência no mês de Julho, levantados pela empresa 7Park Data para o portal Variety, Hamilton é muito maior do que os títulos de mais audiência dos concorrentes do Disney+.

A pesquisa mostrou que 37% dos assinantes de serviços de streaming nos Estados Unidos assistiram ao musical. Isso é quase três vezes mais do que o título de maior audiência da Netflix, “Mistérios sem Solução”, que aparece na vice-liderança com 13,7% no ranking de espectadores.

O levantamento foi feito com base nos serviços de vídeo sob demanda medidos pela 7Park Data: Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, Disney+ e Apple TV+.

Líderes de audiência

Tabela-1-Audiencia-por-Titulo-1 Hamilton: Dados revelam audiência maior que todos os títulos da Netflix
Fontes: Variety e 7Park Data
Tradução: Guia Disney+ Brasil

Observações: A pesquisa foi realizada tendo um alcance entre 15 e 25 mil espectadores usando Smart TVs ou dispositivos conectados à TV, como por exemplo o Roku. A audiência a partir de smartphones não foi medida. Os dados foram considerados apenas de assinantes que assistiram a pelo menos 2 minutos de algum programa. O filme “Greyhound: Na Mira do Inimigo” da Apple TV+ não entrou na pesquisa.

Segundo a Variety, a audiência de “Hamilton” foi a maior acumulada por um único programa ao longo de um mês em 2020 nas plataformas Disney+, Netflix, Amazon Prime Video, Hulu e Apple TV+ (HBO Max não foi considerada). Em junho, por exemplo, quando “Hamilton” não havia sido lançado ainda, nenhum programa de streaming medido pela 7Park chegou perto de ter o mesmo nível de audiência do musical em Julho. O título que atingiu o maior número de espectadores naquele mês, “Space Force”, foi visto por apenas 8,3% de todos os participantes da pesquisa.

A Disney está optando por não divulgar números relacionados aos seus títulos principais via streaming, então ainda é difícil dizer com exatidão o tamanho real do público do musical no Disney+. No mês passado, durante uma reunião que aconteceu logo após a estreia do musical, o CEO da Disney, Bob Chapek, disse que “Hamilton” trouxe muitos novos assinantes, mas sem mencionar números. Ele reafirmou o sucesso do filme no evento para investidores ocorrido na semana passada.

Reforçando os dados apresentados pela 7Park, a empresa de análise Apptopia divulgou que no fim de semana de estreia de “Hamilton”, o número de downloads do app do Disney Plus teve um crescimento absurdo, chegando a um aumento de 74%!

Líderes por tempo dedicado do assinante

O gráfico abaixo mostra o percentual do total de minutos em que o usuário esteve com o app aberto.

Tabela-2-Lideres-por-tempo-gasto Hamilton: Dados revelam audiência maior que todos os títulos da Netflix
Fontes: Variety e 7Park Data
Tradução: Guia Disney+ Brasil

Os dados divulgados também mostram que os assinantes de streaming gastaram mais tempo assistindo “Hamilton” do que sucessos já consolidados, como “Grey’s Anatomy” e “The Office”, o que é realmente impressionante, considerando que “Hamilton” tem apenas 160 minutos, o que equivale a aproximadamente quatro episódios de “Grey’s Anatomy”.

Ainda assim, mesmo com a ascensão de “Hamilton”, o Disney+ permaneceu na sombra da líder de streaming, Netflix. Em julho, as famílias avaliadas pelo 7Park Data gastaram em média 510 minutos no Netflix, mais de duas vezes a média gasta no Disney+ (246 minutos).

Tabela-3-tempo-gasto-pelos-assinantes-nas-plataformas Hamilton: Dados revelam audiência maior que todos os títulos da Netflix
Fontes: Variety e 7Park Data
Tradução: Guia Disney+ Brasil

Por outro lado, o streaming da Disney ainda tem menos de 1 ano de vida e um acervo muito menor do que o concorrente. A base de assinantes do Disney+ têm crescido muito além das projeções iniciais da própria empresa, com alguns estudos apontando que a plataforma pode chegar a 100 milhões de assinantes ainda em 2020. Além desses fatores, não custa lembrar que nos dois próximos meses serão lançados dois títulos realmente grandes. O primeiro é “Mulan”, que chega ao Disney+ em 04 de Setembro, para desespero dos proprietários de cinema ao redor do mundo (saiba mais aqui e aqui). Em outubro é a vez da segunda temporada de “The Mandalorian”, um dos maiores trunfos do streaming da Disney, que recentemente recebeu QUINZE indicações para o prêmio Emmy.

Via Variety.

Deixe um comentário