Como Loki quebrou a linha do tempo do MCU?


Atualizado em 06/06/2021

Loki-Tesseract-1024x576 Como Loki quebrou a linha do tempo do MCU?

Por mais de uma década, o Universo Cinematográfico da Marvel seguiu uma linha fixa da mesma franquia, desenvolvendo novos personagens e novas tramas a cada novo lançamento. A linha do tempo era linear, sem grandes ramificações ou possíveis alterações de uma forma geral, contando com o conceito da viagem temporal apenas nos dois últimos lançamentos. Vingadores: Ultimato foi um marco na história do cinema e também do MCU, algo que abriu as portas para o que hoje conhecemos já como Multiverso.

Buscando não dar um nó na cabeça do público, a Marvel deve explicar calmamente e gradativamente o que é o Multiverso e como ele funciona, algo que já pode surgir em Loki, série do Disney+ com estreia marcada para a próxima quarta-feira.

O Deus da Trapaça causou uma série de ramificações na linha do tempo ao fugir com o Tesseract ao final de Ultimato e, caso não haja uma resolução, todo o universo pode estar comprometido. Loki é capturado pela AVT, a autoridade responsável por controlar qualquer alteração na linha do tempo. Ao lado de Mobius (Owen Wilson), ele deverá revisitar suas lembranças para tentar corrigir a bagunça que causou.

Vingadores: Ultimato explicou um pouco do que veremos em Loki, dando a entender como vai funcionar a linha do tempo do MCU a partir de agora. Confira:

Como Loki se tornou o Deus da Trapaça?
Roteirista revela sua opinião sobre Loki: “Ele é um babaca”
Loki pode abrir as portas para 5 novos projetos da Marvel

As Joias e o Tempo

Quando os Vingadores voltaram no tempo com as Joias do Infinito, Hulk foi enviado ao Sanctum Sanctorum para recuperar a Joia do Tempo, que na época estava com a Anciã (Tilda Swinton). Ela o explicou brevemente como funcionam as Joias do Infinito em sua realidades nativas, algo que na época ninguém pareceu dar muita atenção. A linha do tempo linear mostrada ali foi vista novamente em um dos trailers de Loki, quando a AVT busca explicar ao Deus da Trapaça o que ele causou.

Existe uma linha do tempo fixa, mantida em ordem pelas Joias do Infinito. Quando uma Joia é removida de seu lugar de origem, ela cria uma linha do tempo alternativa. Hulk prometeu à Anciã que as Joias seriam retornadas aos seus lugares corretos depois que Thanos fosse derrotado.

Steve Rogers realmente cumpriu a promessa e tudo no MCU estaria correto… caso Loki não tivesse escapado com o Tesseract. A versão de 2012 roubou o artefato de Nova York e causou uma quebra na realidade, o que forçou os Vingadores a viajarem ainda mais no passado. O erro de Loki, porém, já estava cometido.

O personagem agora vive em uma linha do tempo diferente dos demais personagens do MCU. O futuro será melhor explicado ao longo do seriado, mas já é possível entender agora o cenário em que o tempo se encontra.

Caso Loki apenas retornasse o Tesseract para Nova York em 2012, os problemas seriam resolvidos de forma simples, algo que a Marvel não quer ver. O estúdio vem planejando três temporadas para Loki e nada simples deve surgir a partir dali.

Os fãs querem ver Tom Hiddleston nas telas do Disney+ por muito tempo ainda, então preparem-se, pois Loki chega na próxima quarta-feira.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus


Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.