O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?


Atualizado em 15/05/2021

Star-Plus-Esportes-Ao-Vivo-1024x576 O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?

É inegável que a Netflix pavimentou o caminho para os outros serviços de streaming, incluindo o Disney+. As plataformas de VOD (vídeo sob demanda) mudaram a maneira como consumimos televisão e são cada vez mais comuns os relatos de pessoas que cancelaram suas assinaturas de TV a cabo porque estão satisfeitas com a combinação de canais abertos mais serviços de streaming, onde podem assistir a uma infinidade de filmes e séries a qualquer momento e de quebra ter conteúdo infantil para as crianças de todas as idades.

Mas existe uma parcela considerável de consumidores que não abrem mão da TV por assinatura por um único motivo: esportes ao vivo. E esse público certamente vai ficar fascinado pelo STAR+.


Depois de um longo período sem notícias oficiais, finalmente ficamos sabendo a data de estreia do novo serviço de streaming da Disney. Originalmente programado para junho, o STAR+ chegará ao Brasil e demais países da América Latina no dia 31 de agosto de 2021, uma terça-feira.

Com a proposta de complementar o catálogo do Disney+ e consolidar a presença da The Walt Disney Company no mercado de streaming da região, o STAR+ vai oferecer, além de séries, desenhos animados, filmes e documentários voltados para o público adulto, eventos esportivos ao vivo e programas da ESPN.

Mas quais conteúdos são esses?

Durante a primeira apresentação do STAR+ em dezembro passado, no Disney Investor Day 2020, tivemos uma amostra do que vem por aí. As telas do futuro aplicativo, que, é bom reforçar, será separado do Disney+, mostraram uma quantidade realmente grande de esportes e programas ao vivo:

  • Futebol (Libertadores, Premier League, La Liga)
  • Basquete (NCAA)
  • Fórmula 1
  • Tenis (ATP Tour)
  • UFC
  • Beisebol (Torneio de Beisebol da Conferência Sudeste)
  • Rúgbi
  • SportsCenter
STAR-PLUS-ESPN-Landing-Page-Medio-1024x576 O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?
Página da ESPN dentro do STAR+

Para demonstrar o volume da programação, a Disney pegou a Argentina como exemplo, dizendo que os assinantes do STAR+ no país dos hermanos terão cerca de 10.000 eventos esportivos ao vivo no intervalo de 1 ano, o que dá uma média de 27 eventos por dia.


Na quinta-feira (13/05), durante o webcast de apresentação dos resultados financeiros do trimestre, o CEO da Disney, Bob Chapek, comentou que a Disney fechou um contrato histórico de 8 anos para o direito de transmissão de 380 partidas dos campeonatos espanhol (La Liga) e inglês (Premier League). Outro contrato comemorado pelo executivo foi o de 7 anos com a NHL, a Liga Nacional de Hóquei no Gelo, que conta com times dos Estados Unidos e Canadá. Mas não havia ficado claro se esses acordos contemplam apenas o ESPN+ nos EUA ou também incluem o STAR+.

E ontem (14/05), por meio de um comunicado enviado à imprensa, foi possivel confirmar alguns conteúdos esportivos do STAR+. Diego Lerner, Presidente da The Walt Disney Company na América Latina, reafirmou na nota que o STAR+ incluirá toda a gama da ESPN.

De acordo com a mensagem, os assinantes brasileiros terão acesso a um “apaixonante conteúdo de esportes com a qualidade incomparável de produção e imagens da ESPN, que permitirá viver o esporte de maneira inédita, ampliando as opções de acesso ao esporte ao vivo.”

Além de séries, documentários da ESPN e programas de sucesso como SportsCenter, ESPN KNOCKOUT e Linha de Passe, o STAR+ no Brasil incluirá jogos, partidas e lutas ao vivo dos seguintes esportes e competições:

  • Copa Libertadores da América – O mais tradicional e importante torneio de clubes da América do Sul
  • Premier League – Primeira divisão do campeonado inglês
  • La Liga – Primeira Divisão do campeonado espanhol
  • NHL – Liga Nacional de Hóquei no Gelo
  • MLB – Major League Baseball
  • Mundial de Surfe (WSL)
  • Superpacote de tênis – Praticamente todos os ATPs 250 e 500 e Masters 1.000 e, ainda, os Grand Slams Australian Open e US Open
  • Rúgbi
  • Golfe
  • Ciclismo
  • Boxe
  • MMA (incluindo Bellator)

É importante ressaltar que a lista é apenas uma amostra do que o novo streaming da Disney vai oferecer. Embora não estivesse falando especificamente do STAR+, o próprio Bob Chapek mencionou a Bundesliga (campeonato alemão) em sua fala no evento para investdores dessa quinta-feira (13), e com base nas imagens divulgadas na apresentação do Disney Investor Day 2020, há muito mais a ser detalhado, como quais jogos ou eventos da NFL terão transmissão no Brasil pelo STAR+.

De todo modo, já é o suficiente para muitos fãs de esporte considerarem a possibilidade de trocar definitivamente os canais de TV a cabo pelo STAR+, e ainda levarem pra casa cerca de 1300 filmes, séries, desenhos e documentários já na estreia do serviço, que promete entregar ao final de 1 ano 2000 títulos.

A interface do STAR+

O STAR+ foi construído na mesma plataforma tecnológica do Disney+, mas ganhou adaptações para oferecer uma tela inicial mais interativa, onde são mostrados os novos conteúdos em destaques, incluindo eventos esportivos ao vivo, tornando fácil encontrar os itens favoritos do assinante.

A função “Continue Assistindo” também foi otimizada para retirar automaticamente da lista um evento ao vivo que chegar ao fim, a menos que o replay sob demanda esteja disponível para aquele conteúdo esportivo.

STAR-PLUS-Continue-Assistindo-Medio-1024x576 O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?
A lista ‘Continue Assistindo’ no STAR+

Ainda na tela inicial, há um bloco dedicado à programação ao vivo da ESPN, onde é possível visualizar um resumo do que está sendo transmitido naquele exato momento, permitindo saber quem está jogando, qual é o placar e quanto tempo resta.

STAR-PLUS-Destaques-Pagina-Inicial-Medio-1024x576 O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?
Bloco com os eventos ao vivo da ESPN no STAR+

Ao clicar na opção para ir à página da ESPN dentro STAR+, a seleção de conteúdos ao vivo é ampliada e passa a exibir também os próximos eventos, o que está sendo mais assistido, Originais ESPN sob demanda, recomendações baseadas nos interesses do usuário e uma lista com os esportes e ligas organizados por ícones para ajudar o assinante a encontrar exatamente o que procura.

STAR-PLUS-ESPN-Icones-Medio-1024x576 O que Podemos Esperar do Conteúdo Esportivo do STAR+ ?
Ícones na página da ESPN dentro do STAR+

Durante a apresentação do Disney Investor Day 2020, Jerrell Jimerson, EVP de Produtos e Design da Disney, mencionou que tudo aquilo que estava sendo exibido estaria incluso na assinatura do STAR+, dando a entender que teremos uma abordagem semelhante ao Disney+, em que há apenas um tipo de subscrição, e diferente da Netflix, que vende diferentes pacotes de acordo com o número de telas simultâneas e qualidade da imagem.

O STAR+ será lançado no Brasil no dia 31 de agosto de 2021.

Veja também:

Disney Confirma Primeiros Filmes e Séries do STAR+, Veja a Lista
STAR Plus: Tudo que você precisa saber sobre o novo Streaming da Disney
Disney+ chega a 103,6 Milhões de Assinantes e data do STAR+ é confirmada

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Fontes: ESPN, Disney Brasil e Disney Investor Day 2020


Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.