Cinemas da Europa “chocados e consternados” com decisão da Disney


cinema-vazio-1024x572 Cinemas da Europa "chocados e consternados" com decisão da Disney

As empresas de cinema de toda a Europa expressaram sua indignação com a decisão da Disney de mudar o lançamento da nova animação “Soul” da Pixar dos cinemas para a plataforma de streaming Disney+.

Como dissemos aqui, “Soul” estava programado para os cinemas em 20 de Novembro, mas agora será lançado no dia do Natal, 25 de dezembro, em todos os países onde o Disney Plus estiver disponível.

Após a decisão da Walt Disney Studios, a União Internacional de Cinemas (UNIC), representando os operadores de cinema europeus, divulgou um comunicado, afirmando que a decisão “chocou e consternou todos os operadores de cinema”. A nota, embora tenha um tom muito mais brando, nos faz lembrar da reação da Associação de Cinema da Alemanha, quando disse que a Disney estava “brincando com fogo” ao lançar “Mulan” no Disney+ e não nos cinemas.

Leia a declaração completa da União Internacional de Cinemas (UNIC):

image-26 Cinemas da Europa "chocados e consternados" com decisão da Disney

“A decisão do Walt Disney Studios de lançar Soul diretamente em sua plataforma de streaming Disney +, privando muitas audiências em toda a Europa de vê-lo na telona, chocou e desanimou todos os operadores de cinema.

A grande maioria dos cinemas em toda a Europa e, na verdade, muitas regiões do mundo estão agora abertos e capazes de oferecer um retorno seguro e agradável para o público. Os operadores de cinema têm investido maciçamente para oferecer a experiência mais segura possível ao seu público com base em uma programação promissora de lançamentos de novos filmes.

Mais uma vez, entretanto, eles encontram um distribuidor dando outro golpe. A decisão sobre Soul é duplamente frustrante para os operadores que contavam com o lançamento depois que o filme foi exibido em uma série de festivais de cinema europeus importantes.

Há evidências convincentes de que, onde o público voltou, considerou a experiência segura e agradável. Mas também está claro que é o lançamento de novos filmes que fará toda a diferença para incentivar as pessoas a voltarem para a telona.

De fato, em toda a Europa, muitos cinemas, desde a reabertura, exibiram com sucesso inúmeros lançamentos locais, destacando que os títulos de primeira exibição são agora mais importantes do que nunca.

A UNIC agradece sinceramente aos parceiros de distribuição que se mantiveram firmes e continuaram a trazer filmes para o cinema. Eles não apenas demonstraram seu reconhecimento do valor de um lançamento teatral, mas também seu apoio à nossa visão compartilhada de unidade. Esse compromisso com o cinema europeu não será esquecido.

As decisões de adiar títulos, de ignorar os cinemas e o valor que eles criam são extremamente decepcionantes – e preocupantes – e só atrasarão o dia em que toda a indústria será capaz de superar esta crise. Não são apenas os cinemas e o público que estão perdendo – essa situação com certeza deve ser profundamente frustrante para os criadores e talentos que desejam ver seus filmes na tela grande.

Embora os cinemas lutem para se recuperar sem novos lançamentos, na verdade também o farão nossos parceiros de estúdio, cujas decisões em tais circunstâncias correm o risco de causar danos irreparáveis ​​aos principais mercados, muitos dos quais estarão menos bem posicionados para apoiar seus filmes quando decidirem lançá-los.

Não é exagero dizer que, no momento em que alguns estúdios decidem que é o momento certo para lançar seus filmes, pode ser tarde demais para muitos cinemas europeus.”

E você, assistiria a nova animação da Pixar no cinema? Deixe seu comentário!

Leia também:
Mulan: Dono de cinema fica revoltado com estreia no Disney+ e quebra arte promocional do filme
Efeito Mulan: Associação de Cinema da Alemanha diz que a Disney está brincando com fogo
O Disney Plus pode afetar o futuro da Broadway?

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus (Novo!)
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 24/10/2020


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.