Durante a abertura da conferência de resultados financeiros nesta quarta-feira (10), o CEO da The Walt Disney Company, Bob Iger, usou parte de seu tempo para elogiar Super Mario Bros.: O Filme da concorrente Universal Studios e seu sucesso nas bilheterias.
Desde o lançamento no início de abril, a animação dos irmãos Mario e Luigi acumulou mais de US$ 1,1 bilhão em receita global de bilheteria, demonstrando que os filmes voltados para a família, especialmente os animados, podem prosperar na era pós-pandemia.
“Permitam-me desviar por um momento para parabenizar a Universal pelo tremendo sucesso de Super Mario Bros.“, disse Bob Iger. “Isso certamente prova que as pessoas adoram se divertir nos cinemas de todo o mundo e nos dá motivos para sermos otimistas em relação ao mercado cinematográfico.”
Animações da Disney não tiveram bom desempenho
A Disney experimentou um declínio no desempenho de bilheteria de seu conteúdo de animação desde a pandemia. Alguns analistas atribuíram a baixa venda de ingressos à confusão sobre quais filmes da Disney foram lançados exclusivamente por streaming e quais estrearam nos cinemas.
Outros argumentam que a Disney não fez um bom trabalho de marketing para suas animações, enquanto uma parcela considerável defende que a inserção de elementos LGBT+ em filmes direcionados ao público infantil foi o principal fator.
Lightyear, produção derivada da popular e bem-sucedida franquia Toy Story, arrecadou pouco mais de US$ 220 milhões em bilheteria no ano passado, gerando um prejuízo de US$ 106 milhões. Mundo Estranho, lançado no final de 2022, teve um desempenho ainda pior, com US$ 75 milhões em ingressos vendidos e saldo negativo de US$ 152,4 milhões, após ter sua estreia cancelada em mais 20 países para evitar censura de um romance gay.
Em contraste, a Universal Studios teve sucesso consistente nas bilheterias, com filmes como Minions 2: A Origem de Gru arrecadando quase US$ 940 milhões globalmente e Gato de Botas 2: O Último Pedido somando quase US$ 500 milhões em todo o mundo.
Super Mario Bros. pode ser um bom sinal para a Disney
O sucesso de Super Mario Bros.: O Filme pode estabelecer um precedente positivo para os próximos lançamentos dos estúdios da Disney, como Elementos da Pixar e a estreia de Wish: O Poder dos Desejos, sendo que esse último chegará com mais de um mês de atraso no Brasil.
No entanto, os filmes da Disney que realmente têm boas chances de alcançar um sucesso semelhante a Super Mario Bros. parecem ser Divertida Mente 2, programado para chegar aos cinemas em junho de 2024, e as sequências anunciadas no início do ano, mas que ainda não têm previsão de data: Frozen 3, Zootopia 2 e Toy Story 5.
Super Mario Bros.: O Filme está em cartaz nos cinemas.
Warner dreamworks e agora universal ? Fala sério até a hasbro e a nickelodeon são rivais da disney ?
Enquanto a Disney insistir em live actions ultra realistas, vai dar nisso. Anos de cabeça-dura em ver que o povo não tá gostando de algo e insistir nisso. Disney esqueceu que sua essência é fantasia, é colorido. E de personagens marcantes, ao contrário de Mundo Estranho.