Disney opta por não exibir ‘Mundo Estranho’ em mais de 20 países

Mundo-Estranho-Disney Disney opta por não exibir 'Mundo Estranho' em mais de 20 países

Após ter mantido Pantera Negra 2 sem censura em quase todo o mundo, a Disney optou por não exibir Mundo Estranho em mais de 20 países. A produção da Disney Animation estreia esta semana nos cinemas e conta com um personagem LGBTQIA+ que tem, inclusive, um arco romântico durante o enredo principal do longa. O filme conta a história de uma família de exploradores que entra em uma jornada descobrindo as maravilhas de um novo planeta.

Após a première de Mundo Estranho, que aconteceu na semana passada, o romance gay que o filme retrata com um dos personagens principais passou a ser bastante discutido no público. Por causa disso, de acordo com o Deadline, a Disney escolheu não exibir a animação em mais de 20 territórios a fim de evitar a censura da obra.

Isso inclui todo o Oriente Médio, China, Malásia, Indonésia, Paquistão, Turquia, Vietnã, África Oriental (Tanzânia, Uganda, Quênia), África Ocidental (Nigéria, Gana), Maldivas, Nepal e Bangladesh. 

Nos países onde atuamos, procuramos compartilhar nossas histórias em sua forma original, como nós e os artistas envolvidos as criamos”, disse um representante da Disney sobre o assunto ao site. “Se fizermos edições, devido a considerações legais ou outras considerações, elas serão o mais restritas possível. Não faremos uma edição que acreditamos que afetaria a narrativa. Nessa circunstância, não distribuiremos o conteúdo nesses mercados”.

Qual é o prejuízo para o estúdio após essa decisão?

Com a decisão preventiva de nem mesmo exibir Mundo Estranho nesses países, a Disney está abrindo mão de uma boa parcela de bilheteria mundial.

No ano passado, Encanto faturou quase US$ 25 milhões nos mesmos mercados em que seu sucessor da Disney Animation não está sendo lançado, ou seja, em torno de 10% da bilheteria mundial do filme, que arrecadou US$ 256,8 milhões.

Comparativamente, a estreia de Mundo Estranho em 2022 teria a chance de ser ainda maior do que isso, já que a pandemia ainda era um grande fator restritivo há um ano.

A controvérsia na animação acontece por conta de uma parte do enredo que mostra o personagem Ethan Clade, filho de Searcher, um jovem que tem uma queda por outro garoto chamado Diazo.

Mundo Estranho estreia no dia 24 de novembro nos cinemas de todo o Brasil.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

4 comentários em “Disney opta por não exibir ‘Mundo Estranho’ em mais de 20 países”

  1. deus que me livre de ter uma mente tão pequena a ponto de um personagem gay em um filme me incomodar tanto. melhoras pra você, amigo.

    Responder

Deixe um comentário