Benedict Cumberbatch dá a melhor resposta para proibição de ‘Doutor Estranho 2’ no Oriente Médio


Benedict-Cumberbatch-Doutor-Estranho Benedict Cumberbatch dá a melhor resposta para proibição de 'Doutor Estranho 2' no Oriente Médio

Assim que foi confirmado que America Chavez (Xochitl Gomez) seria representada como gay em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, era inevitável que a sequência do Universo Cinematográfico da Marvel acabasse enfrentando proibições em vários países. As notícias começaram na última semana, com várias nações se recusando a exibir o filme, incluindo Arábia Saudita, Kuwait e Egito.

Um porta-voz da Arábia Saudita chegou a dizer que o Conselho de Censura do país pediu à Disney que removesse as referências LGBTQ+ do filme, o que acabou não acontecendo. A edição solicitada seria a remoção de 12 segundos, quando America Chavez faz uma referências às suas “duas mães”.

Vimos exatamente a mesma situação acontecer com Eternos no ano passado. Arábia Saudita, Kuwait e Catar são alguns exemplos de nações que não permitiram o lançamento de Eternos em seus cinemas. Quando alguns editores locais ficaram sabendo de todo o conteúdo do filme, especialmente o beijo entre Phastos (Brian Tyree Henry) e o marido, pediram que cortes fossem feitos na história, mas a Disney se mostrou contra.

Agora, Benedict Cumberbatch revelou na turnê de imprensa (via Reddit ) que estava desapontado, mas totalmente ciente de que as coisas poderiam acontecer dessa forma.

“É uma decepção esperada. Sabemos por aqueles regimes repressivos que sua falta de tolerância é excludente para pessoas que merecem ser, não apenas incluídas, mas celebradas por quem são e feitas para se sentirem parte de uma sociedade e de uma cultura e não punidas por sua sexualidade. Parece realmente fora de sintonia com tudo o que experimentamos como espécie, muito menos onde estamos globalmente mais como cultura, mas, francamente, é ainda mais uma razão pela qual isso não é um esforço superficial para incluir um membro da comunidade LGBTQ+.”

“Essa personagem é aquela dos quadrinhos. Não é algo que criamos por causa da diversidade. Nós a incluímos por causa de quão incrível ela é como personagem. Esse é apenas um aspecto da personagem e isso é tudo o que deveria ser, mas, infelizmente, também é agora, politicamente, muito carregado. E eu gostaria que não fosse. Eu gostaria que pudéssemos ter uma conversa normalizada sobre isso, onde não fosse um problema, mas não podemos. Então ainda temos que lutar. Ainda temos que pressionar por inclusão e igualdade e estou muito feliz que Marvel e Disney estão fazendo isso.”

No final das contas, o público local será o único a perder, caso Doutor Estranho no Multiverso da Loucura consiga entregar tudo o que promete.

Doutor Estranho 2 estreia nos cinemas brasileiros em 5 de maio. Sessões de pré-estreia serão exibidas na noite do dia 4.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 27/04/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.