O Universo Cinematográfico da Marvel já conta com quase 50 títulos, que estão divididos entre filmes, séries e curtas-metragens. O que começou com Homem de Ferro em 2008 se tornou uma enorme franquia composta por diferentes histórias conectadas entre si. Mesmo com tantas adaptações dos quadrinhos já concluídas, o MCU não dá sinais de desaceleração, pelo contrário, só tende a se expandir ainda mais, especialmente após o surgimento do Disney+.
Com uma trama tão grande e complexa, a Marvel Studios precisa garantir que as novas produções estejam livres de erros de continuidade, um desafio que só fez crescer com a introdução das realidades alternativas do Multiverso em filmes e séries como WandaVision, Loki, What If…?, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.
E agora sabemos que existe uma pessoa no estúdio cujo trabalho é mapear todos os eventos e registrar em que ordem eles acontecem na linha do tempo do MCU. Em entrevista ao The Direct, a produtora e roteirista de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis confirmou que a série de Jennifer Walters se passa depois de Vingadores: Ultimato, mas ela também acabou revelando que existe um funcionário só para cuidar desse assunto.
“É definitivamente depois – pós-Ultimato. Na verdade, existe uma pessoa da Marvel cujo trabalho é traçar a linha do tempo de tudo. E verificamos muito com ele sobre onde estamos. E então é como… a série é alguns anos depois de Ultimato.”
Alguns erros já encontrados
Mas mesmo com tanto cuidado e uma pessoa dedicada a manter as coisas em seus devidos lugares, alguns erros de continuidade não passaram despercebidos pelos fãs. Em Gavião Arqueiro foram dois pequenos detalhes. No início da série de Clint Barton, um flashback de Kate Bishop mostrou a destruição do letreiro da Torre Stark, mas as letras da palavra STARK caíram em uma ordem diferente de Os Vingadores (2012).
Em outro momento, no sexto episódio, imagens aéreas de Nova York mostraram o prédio da MetLife, que não deveria existir na linha do tempo principal do Universo Cinematográfico da Marvel, já que ali é o endereço da Torre dos Vingadores. O mesmo erro se repetiu em Doutor Estranho 2, quando Gargantos escalou um prédio para tentar capturar America Chavez.
Os fãs também identificaram outro pequeno problema em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Durante a cena pós créditos de Longe de Casa, quando MJ olha para as telas mostrando Jameson, ela não está usando o colar que Peter Parker lhe deu durante a batalha com Mysterio. Já na cena de abertura de Sem Volta Para Casa, o colar está no pescoço de Zendaya.
Naturalmente, esses são apenas detalhes sem relevância, que não comprometem a narrativa dos filmes e das séries e servem mais para exemplificar o quão difícil é a missão de manter um universo tão desenvolvido 100% livre de falhas.
Linha do tempo atualizada
Vale lembrar que a cada lançamento de série, filme ou curta do MCU no Disney+, a plataforma atualiza um bloco chamado “Universo Cinematográfico da Marvel: Ordem Cronológica” sob a aba MARVEL, mantendo os espectadores informados sobre qual é ordem correta das produções disponíveis no streaming. Para conferir a linha do tempo atualizada após a estreia de Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, veja este artigo:
• Disney+ atualiza ordem cronológica do MCU após estreia de ‘Mulher-Hulk’
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus