Neste fim de semana, o ator Jonathan Majors foi preso em Nova York após uma briga com uma mulher de 30 anos, que o TMZ afirma ser sua namorada. A vítima sofreu ferimentos leves enquanto Majors foi preso sob a acusação de agressão, assédio e estrangulamento, e o episódio deu início a uma nova onda de graves acusações nas redes sociais. O representante do astro afirmou que ele não é culpado, dizendo à Associated Press: “Ele não fez nada de errado. Estamos ansiosos para limpar seu nome e esclarecer isso.”
Majors tem sido um dos artistas com crescimento mais rápido da indústria de entretenimento de Hollywood, com projetos notáveis em seu currículo, como Destacamento Blood (2020), Vingança & Castigo (2021) e, mais recentemente, Creed III.
Mas o papel de maior destaque de Majors está no Universo Cinematográfico da Marvel como o novo principal antagonista da franquia, Kang, o Conquistador, junto com suas infinitas Variantes do Multiverso.
Como o novo grande vilão do MCU, espera-se que o Kang de Majors tenha uma forte presença nas Fases 5 e 6. Apesar da equipe do ator alegar sua inocência, esta notícia chocante pode abalar totalmente o MCU, especialmente se Majors não sair deste episódio inteiramente livre de culpa.
Jonathan Majors pode deixar o MCU após sua prisão?
Introduzido na série Loki, do Disney+, como Aquele Que Permanece, uma Variante de Kang, e mais tarde aparecendo como o próprio Kang, o Conquistador no filme Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, a entrada de Jonathan Majors representa uma nova geração de antagonistas para a franquia depois de Ultron e Thanos.
O personagem dificultou a vida de Scott Lang (Paul Rudd) em Quantumania, mas seu verdadeiro impacto no futuro das Fases 5 e 6 do MCU ainda não foi visto, exceto pela cena pós-créditos de Homem-Formiga 3 com um incontável número de Variantes que se preparam para iniciar uma guerra multiversal.
Isso é apenas um sinal do que está por vir, já que perto do final da Fase 6 testemunharemos Kang enfrentando os heróis mais poderosos da Terra como o vilão titular de Vingadores: A Dinastia Kang.
No entanto, se Majors for considerado culpado pelas alegações de agressão, assédio e estrangulamento, provavelmente não o veremos de volta ao MCU.
Embora a franquia não tenha lidado com grandes controvérsias de atores e atrizes antes, a demissão de figuras-chave como a executiva da Marvel Studios Victoria Alonso por violação de contrato sugere que a empresa leva suas questões jurídicas muito a sério.
Além disso, a Disney cortou os laços com James Gunn em 2018 depois que tweets ofensivos ressurgiram, mas o diretor foi trazido de volta um ano depois. Gina Carano também foi demitida de The Mandalorian após comentários polêmicos nas redes sociais. Mas o caso com maior repercussão de todos foi o de Johnny Depp, retirado da franquia Piratas do Caribe após alegações de violência doméstica por sua ex-esposa, Amber Heard. As acusações acabaram sendo consideradas falsas por um júri nos Estados Unidos após um longo julgamento público na Virgínia.
Mas mesmo que Majors seja demitido, isso não significa necessariamente o fim para o personagem interpretado atualmente por ele.
O que isso significa para Kang?
As acusações de agressão de Jonathan Majors podem muito bem encerrar em definitivo o período do ator no Universo Cinematográfico da Marvel. No entanto, mesmo que isso aconteça, o personagem Kang ainda pode seguir no futuro da franquia.
Como mencionado, a cena pós-créditos de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania revela um exército interminável de Variantes de Kang. Embora os fãs já estejam habituados a ver Majors como o antagonista sedento por poder, é possível que outro ator seja escolhido para substitui-lo no papel com relativa facilidade como outras Variantes.
Nos quadrinhos, Kang é um membro da extensa lista de vilões da Marvel há décadas, mas trata-se de uma adição muito recente ao MCU. Como o público ainda está se acostumando com o personagem e suas habilidades, explicar que as Variantes de Kang podem assumir formas totalmente diferentes pode funcionar.
Até agora, as únicas variantes de Kang que vimos foram todas interpretadas por Majors, mas isso definitivamente não precisa ficar assim se a Marvel Studios precisar encontrar uma forma de continuar sem o ator.
Variantes podem ter outra aparência
Como comprovado em Loki, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, as Variantes de um personagem não precisam ser iguais às versões de outras realidades. Na verdade, nem necessitam ser da mesma espécie, se lembrarmos do Loki Jacaré e Throg, o Sapo Thor.
Dessa forma, não seria a primeira vez que o MCU adota essa abordagem. Aparentemente, reformular Majors com outro ator seria a saída mais fácil e barata, caso os desdobramentos dessa polêmica sejam desfavoráveis para Jonathan Majors.