Executiva demitida da Marvel faz ameaça e Disney responde

Victoria-Alonso-Marvel-Studios Executiva demitida da Marvel faz ameaça e Disney responde

A The Walt Disney Company pode enfrentar uma ação judicial por conta da recente demissão da executiva nº 2 da Marvel Studios, Victoria Alonso. No início desta semana, foi revelado que ela havia deixado a empresa na última sexta-feira, após dezessete anos. Agora, mais detalhes foram revelados sobre o motivo de sua saída.

De acordo com o Deadline, a demissão de Alonso aconteceu por conta de uma quebra de contrato e uma violação direta da política da Marvel que a impedia de trabalhar em outro estúdio. Ela fez parte da equipe do documentário Argentina, 1985, indicado ao Oscar, supostamente sem ter pedido permissão. Seu contrato foi reescrito em respeito aos anos em que ela serviu à empresa, embora ela tenha sido solicitada a não promovê-lo, pedido que não obedeceu.

Além disso, a ex-presidente de VFX da Marvel pressionou ex-CEO da Disney, Bob Chapek, a respeito de um posicionamento sobre o projeto Lei dos Direitos dos Pais na Educação, apelidada de lei “Don’t Say Gay” (“Não Diga Gay”, em português) pelos críticos, sancionada na Flórida. Na época, ela foi informada de que não poderia mais dar entrevistas, algo que foi seguido por um desentendimento descrito por seu advogado como “repreensível” com um executivo desconhecido do estúdio.

Victoria Alonso promete “sérias consequências

Desde que todas essas informações foram divulgadas, Victoria contratou os serviços de Patty Glaser, uma advogada de mídia e entretenimento, conhecida por sua vasta experiência em julgamentos dessa natureza. Um comunicado foi divulgado, sugerindo que uma saída legal com “sérias consequências” será tomada.

A ideia de que Victoria foi demitida por causa de um punhado de entrevistas à imprensa relacionadas a um projeto de paixão pessoal sobre direitos humanos e democracia que foi indicado ao Oscar e no qual ela recebeu a bênção da Disney para trabalhar é absolutamente ridícula”, diz o comunicado.

Victoria, uma latina gay que teve coragem de criticar a Disney, foi silenciada. Então ela foi demitida quando se recusou a fazer algo que acreditava ser repreensível. A Disney e a Marvel tomaram uma decisão muito ruim que terá sérias consequências. Há muito mais nessa história e Victoria a contará em breve – em um fórum ou outro”.

Reação da Disney

Esta declaração levou um porta-voz da Disney a responder, dizendo ao Deadline:

É lamentável que Victoria esteja compartilhando uma narrativa que deixa de fora vários fatores importantes sobre sua saída, incluindo uma indiscutível quebra de contrato e uma violação direta da política da empresa. Continuaremos a desejar-lhe o melhor para o futuro e agradecê-la por suas inúmeras contribuições para o estúdio”.

Até o momento, nenhum processo foi aberto, mas, de acordo com as mais recentes atualizações, parece que a questão ainda está longe de ser resolvida.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

4 comentários em “Executiva demitida da Marvel faz ameaça e Disney responde”

  1. É realmente uma pena, Victoria sempre mostrou ser muito empenhada com o seu trabalho.
    Fico triste, principalmente por não saber qual foi o real motivo ou situação por trás da sua demissão 🙁

    Responder
  2. Agora que foi demitida a empresa onde ela pintava e bordava, fazia o que bem entendia e produzia um serviço gradativamente pior, se tornou maligna e ameaça essa empresa. Isso só mostra o quanto essa senhora é sensata e fácil de lidar
    Como todo e qualquer um cheiroso.

    Responder
  3. Me diz aí quem, na história de processos contra a Disney, ganhou deles e ficou feliz no final? O que essa mulher está fazendo é por fim a carreira dela.

    Responder

Deixe um comentário