Lightyear: produtora explica a importância do beijo gay na animação da Pixar


Hawthorne-Lightyear Lightyear: produtora explica a importância do beijo gay na animação da Pixar

Uma produtora de Lightyear explicou como a história do filme se beneficiou com a restauração do beijo gay. O spin-off inspirado em Buzz, de Toy Story, que a princípio tinha deletado uma cena de demonstração de afeto da personagem lésbica Alisha Hawthorne e sua esposa, restituiu o momento após alguns protestos de funcionários da Disney. A ação aconteceu no mês passado, com a animação prevista para chegar aos cinemas em junho.

Agora, a produtora Galyn Susman, de acordo com o SlashFilm, comentou sobre a forma que o beijo contribui para o protagonista de Lightyear em uma recente sessão de perguntas e respostas com a imprensa.

Sim. Temos um beijo. Você viu na versão do filme que todos viram antes desta sessão de perguntas e respostas”, ela disse. “Sempre tivemos o casal de lésbicas. Eles sempre fizeram parte do filme. Poder colocar o beijo de volta era importante para nós. É um momento tocante. Ajuda o Buzz a ver o que ele é… É a vida que está sendo vivida na frente dele por sua melhor amiga, que ele não tem. Ele não tem esse tipo de relacionamento. Ele não tem um filho. Ele não tem o que ela tem”.

Embora o momento tenha sido restaurado ao filme e isso tenha recebido bastante repercussão no ocidente, ainda não se sabe se outros países mais restritos terão a cena censurada. No ano passado, Eternos, da Marvel, não foi lançado em diversos países depois que a diretora Chloé Zhao se recusou a remover um beijo entre Phastos e seu marido. Doutor Estranho no Multiverso da Loucura também acaba de ser banido na Arábia Saudita por um motivo semelhante. Por isso, é possível que o estúdio siga o mesmo caminho com seu próximo lançamento.

No caso dos Estados Unidos, a questão causou tumulto em razão do projeto de lei dos Direitos dos Pais na Educação da Flórida – também conhecido como a lei do “Não diga gay” – ter sido aprovado. A resposta da Disney em relação à legislação foi controversa e, após críticas, a empresa decidiu liberar o beijo no spin-off da Pixar.

Lightyear chega aos cinemas no dia 16 de junho.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 22/04/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.