Gina Carano explica por que quer retornar a The Mandalorian

Cara-Dune-Gina-Carano Gina Carano explica por que quer retornar a The Mandalorian

A atriz e ex-lutadora de MMA Gina Carano expressou seu desejo de retornar ao Universo Star Wars, apesar de ter sido demitida da Lucasfilm e a Disney. Conhecida por sua interpretação de Cara Dune nas duas primeiras temporadas de The Mandalorian, Carano foi afastada da série em 2021, após postagens controversas em redes sociais.

Recentemente, a atriz anunciou que está processando a Lucasfilm e a Disney, com apoio financeiro de Elon Musk, alegando discriminação em sua demissão. Ela busca não apenas uma indenização mínima de US$ 75.000, mas também uma ordem judicial para ser reintegrada como Cara Dune na franquia.

Após dar entrada no processo, Carano compartilhou por que ainda deseja retornar como Cara Dune em Star Wars. Em um comunicado postado no X/Twitter, ela expressou:

“Quanto a mim, adoraria retomar de onde parei e continuar minha jornada de criação e participação na narrativa, que é minha maior paixão e tudo pelo qual trabalhei tanto. Tem sido difícil seguir em frente com as mentiras e rótulos fixados em mim, apoiados e incentivados pela companhia de entretenimento mais poderosa do mundo. Sou grata a Elon Musk por defender-me de forma tão poderosa e espero limpar meu nome.”

O processo é financiado pelo bilionário proprietário do X (antigo Twitter), Elon Musk. Esse movimento segue um anúncio anterior de Musk, prometendo assistência financeira a qualquer pessoa que tenha sido demitida por exercer seu direito à liberdade de expressão em sua rede social.

Alegações de discriminação e liberdade de expressão

The-Mandalorian-Gina-Carano Gina Carano explica por que quer retornar a The Mandalorian

Carano argumenta que houve discriminação na forma como sua demissão foi conduzida, comparando sua situação à de seu colega de elenco, Pedro Pascal, que em 2017 fez uma postagem comparando Donald Trump a Hitler, sem sofrer consequências.

Em contrapartida, Carano alega que foi discriminada e demitida por suas próprias postagens nas redes sociais, além de acusar a Disney de tentar “silenciá-la”, violando seu direito à liberdade de expressão.

Em seu comunicado, Carano questiona a postura de Hollywood em relação à representação feminina e aos direitos iguais:

“Hollywood diz que apoia a representação feminina e os direitos iguais. Por que então meus colegas homens foram autorizados a falar sem assédio, cursos de reeducação ou demissão, mas não me foi concedido o mesmo direito de exercer minha liberdade de expressão?”

Ela enfatiza que os artistas não abdicam de seus direitos como cidadãos americanos ao se empregarem e menciona ter conversado com todos os seus colegas de elenco desde sua demissão, destacando o respeito mútuo e as palavras gentis entre eles.

O que aconteceu com Cara Dune em The Mandalorian?

The-Mandalorian-capa-1024x576 Gina Carano explica por que quer retornar a The Mandalorian

Embora seja difícil de imaginar isso acontecendo, a ação movida por Carano na justiça norte-americana e seu desejo de retornar como Cara Dune colocam em perspectiva a possibilidade de sua reintegração ao universo de Star Wars.

Com a quarta temporada de The Mandalorian a caminho, além de um filme derivado que em breve começará a ser filmado, reintroduzir Cara Dune poderia exigir algumas adaptações. Existe também a possibilidade de ela ser inserida em alguma outra série derivada do Mandoverso.

No primeiro episódio da terceira temporada, intitulado “O Apóstata”, uma explicação foi dada para o sumiço da personagem. Greef Karga, interpretado pelo falecido Carl Weathers, diz a Din Djarin que precisa de um xerife.

Mando então sugere Cara Dune, mas Greef esclarece que, depois que Moff Gideon foi preso, ela foi recrutada pelas forças especiais. Portanto, a aliada do caçador de recompensas de Pedro Pascal permanece, em tese, viva no enredo da série.

Por enquanto, os fãs que desejam rever a atuação de Gina Carano como Cara Dune podem assistir a The Mandalorian no Disney+.

Atualizado em 13/02/2024

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário