Final de Gavião Arqueiro pode resgatar o Tratado de Sokovia?


Atenção! Este artigo contém spoilers do último episódio de Gavião Arqueiro!

Kate-Bishop-e-Gaviao-Arqueiro-1-1024x576 Final de Gavião Arqueiro pode resgatar o Tratado de Sokovia?

A primeira temporada da série Gavião Arqueiro chegou ao fim na última quarta-feira (22), marcando o término do ano da Marvel no Disney+. Muitos fãs tinham expectativas de participações especiais e um anúncio da segunda temporada no capítulo final, mas não tiveram nem um nem outro. Ao invés da cena extra do musical Rogers, por exemplo, muitos esperavam ver o Demolidor ou Peter Parker, nem que fosse na plateia, mas acabou não acontecendo.

A season finale de Gavião Arqueiro trouxe a conclusão da história do relógio Rolex procurado por Clint Barton e confirmou aos fãs que Laura Barton realmente foi a Agente 19 da SHIELD. Nos quadrinhos, a personagem era a Harpia, uma heroína renomada e extremamente poderosa. Ainda não sabemos o que o futuro reserva para a personagem de Linda Cardellini, mas a revelação de seu alter ego indica que sua participação no MCU deve crescer.

Como vimos ao final do episódio, Clint e Kate Bishop tentam colocar um fim definitivo a Ronin, derrotando seus inimigos e queimando seu traje. É claro que a história não acabou, afinal, o arco de cenas do Kingpin de Vincent D’Onofrio não foi concluído e não sabemos se Maya Lopez realmente atirou no Rei do Crime. E se ela apertou o gatilho, a continuação da história pode seguir o rumo dos quadrinhos, com Kingpin apenas perdendo a visão temporariamente.

Outro elemento presente no episódio foi o grupo LARP (Live Action Role-Playing) do Central Park. Os jogadores de RPG chegaram logo no primeiro episódio e trouxeram um clima humano para a série, afinal, representam um pouco mais da vida real fora da bolha de heróis com poderes. Com suas roupas típicas, os “quase Vingadores”, como disseram no episódio, conseguiram evacuar boa parte das pessoas que estavam na festa, impedindo que uma verdadeira catástrofe acontecesse. O futuro deles também é incerto, mas certamente gostaríamos de vê-los mais uma vez.

Os estragos causados por Clint e Kate

A luta de Clint e Kate contra a Gangue do Agasalho e outros antagonistas foi emocionante, mas pode ter criado um problema de continuidade no Universo Cinematográfico da Marvel.

Com muitas flechas especiais, eles destroem a principal árvore de Natal da cidade, localizada no Rockefeller Center. Além disso, causam explosões, quebram janelas, móveis, computadores, liberam nuvem de gás e até ondas de choque.

Tudo isso resulta em vários feridos (e provavelmente alguns mortos). Considerando que o Tratado de Sokovia ainda está vigente durante os eventos de Gavião Arqueiro, é de se esperar que o Governo dos Estados Unidos reprima de forma imediata e enérgica em virtude de todos os danos causados.

Caso a represália não aconteça na provável continuação da história, seja em Echo ou outra produção futura, os fãs se perguntarão se os Acordos de Sokovia foram alterados ou até suspensos antes dos eventos de Gavião Arqueiro. Uma possibilidade é que o Governo esteja dando carta branca aos heróis após Vingadores: Ultimato. O musical Rogers, por exemplo, deixa claro que o desejo da população é que os Vingadores continuem protegendo o mundo.

A primeira temporada completa de Gavião Arqueiro está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 23/12/2021


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.