Como o Tratado de Sokovia Ajudou a Moldar o MCU?


Atualizado em 04/04/2021

Tratado-de-Sokovia-1024x576 Como o Tratado de Sokovia Ajudou a Moldar o MCU?

Pode parecer difícil imaginar uma ligação entre as duas séries do MCU que estrearam até agora no Disney+, além do fato de que pertencem ao mesmo universo. WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal compartilham algo em comum, algo que começou a ser falado em Capitão América: Guerra Civil. Estamos falando do Tratado de Sokovia, cujos princípios ajudaram a moldar as tramas de ambas as séries.


Sokovia foi um país fictício introduzido pela Marvel que foi cenário para Vingadores: Era de Ultron. O vilão que deu nome ao filme transformou o pequeno país europeu em um verdadeiro meteoro e sua queda foi sentida ao longo de todos os filmes. A queda do país resultou no que depois descobrimos ser o Tratado de Sokovia, um conjunto de documentos legais criado para regular as atividades de indivíduos aprimorados.

Todos sabemos que as palavras bonitas significavam, na verdade, uma forma do governo controlar as atividades dos Vingadores, conhecidos por destruírem cidades cada vez que passam.

6 Easter Eggs do 3º Episódio de Falcão e o Soldado Invernal

Embora tenha se passado anos atrás, o Tratado ainda molda o MCU e suas consequências são vistas em WandaVision e Falcão e o Soldado Invernal. No primeiro seriado, vimos um pouco da juventude de Wanda em Sokovia, quando o lugar já era uma zona de guerra. Falcão e o Soldado Invernal ainda não mostrou (e nem sabemos se irá mostrar) o passado de Zemo, mas tudo indica que ele era um Barão muito rico no país. Após perder a família, ele se tornou o vilão que vemos nos filmes da Marvel, bem como Wanda, que criou sua rivalidade com os Stark.


Desde que descobrimos o país há 6 anos, muito já foi revelado de Sokovia e as consequências do Tratado continuam moldando o MCU. Sharon Carter, por exemplo, desrespeitou o documento ao entregar o escudo do Capitão a Steve Rogers e as asas do Falcão a Sam. Por isso ela precisou se refugiar em Madripoor, onde virou uma traficante de artes e boatos indicam que ela pode ser o Mercador do Poder.

O que aconteceu com Wanda em Sokovia foi um grande catalisador para seus poderes e sua futura transformação na Feiticeira Escarlate. Quem pensaria que uma pequena garota de Sokovia iria se transformar em um dos seres mais poderosos do universo? E por falar em Zemo, não podemos esquecer que as consequências de Sokovia levaram à morte de T’Chaka e T’Challa assumiu como o Pantera Negra. Não teremos o futuro encontro entre Zemo e T’Challa, infelizmente, mas é um momento que os fãs sempre aguardaram.

Qual deve ser a próxima consequência que o Tratado de Sokovia terá para o MCU?


Veja Também

8 Coisas Sobre WandaVision que Você Talvez Não Sabia
SHIELD e Hydra Voltarão a Ter Espaço no MCU?

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus


Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.