Figurante de Cruella diz que a Disney usou IA e atores escaneados

Cruella-Emma-Stone Figurante de Cruella diz que a Disney usou IA e atores escaneados

Em meio às conversas pertinentes à greve dos atores, que teve início hoje (14), uma figurante de Cruella afirmou que a produção do filme de 2021 já usou inteligência artificial naquela época para aumentar a multidão de uma cena. O filme lançado há dois anos é uma prequel de 101 Dálmatas (1961) que foca em uma das principais vilãs das animações da Disney e foi estrelado por Emma Stone.

Agora, com a greve do Sindicato dos Atores nos Estado Unidos, as conversas sobre o uso de IA para substituir artistas de todas as áreas do cinema e da televisão estão mais relevantes do que nunca. Neste contexto, uma figurante de Cruella revelou que os produtores já usaram uma tecnologia para “escanear” os atores para criar uma multidão maior do que a criada no set de filmagem.

Eu era um figurante em Cruella e todos nós fomos escaneados”, disse Dariush Seif-Amirhosseini em uma discussão sobre o assunto no Twitter. “Na época, não dei muita importância a isso (nos disseram que era para fazer as multidões parecerem maiores), mas… sim, gostaria que isso não tivesse acontecido!”.

O que aconteceu foi que estávamos fazendo a filmagem normalmente, e membros da equipe se aproximavam de 2 ou 3 atores da figuração durante a noite e os levavam para algum lugar”, ela explicou. “Eu não descobri que estávamos sendo levados para um trailer com um equipamento para escaneamento até que finalmente chegou a minha vez”.

Imagem dos atores em troca de uma diária

A discussão sobre o escaneamento de imagens começou após a revelação na conferência de imprensa que decretou a greve dos atores que a Associação de Produtores de Hollywood (AMPTP) tinha planos de oferecer pagamento de somente uma diária para escanear suas imagens e usá-las por tempo indefinido. 

Nessa proposta inovadora de IA que eles tinham, eles ofereceram que figurantes seriam escaneados, pagos por um dia de trabalho, e suas empresas seriam donas dessa imagem, a imagem deles, e poderiam usá-la por toda a eternidade em qualquer projeto que eles quisessem, sem consentimento e sem compensação”, disse um dos líderes da SAG. “Então, se você acha que essa é uma proposta inovadora, eu sugiro que você pense de novo”.

Cruella está disponível no catálogo do Disney+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

1 comentário em “Figurante de Cruella diz que a Disney usou IA e atores escaneados”

Deixe um comentário