Avatar: O Caminho da Água finalmente ficou disponível para os assinantes do Disney+, e quem aproveitou para rever o filme de 2009 antes da sequência notou que o primeiro Avatar recebeu uma atualização importante. Antes exibido apenas em HD, a produção original de James Cameron passou a contar com 4K Ultra HD, HDR10 e Dolby Vision. Mas os fãs mais atentos perceberam que essa não foi a única alteração no recordista de bilheteria.
A franquia Avatar tem mais três filmes pela frente, programados para os meses de dezembro em 2024, 2026 e 2028, respectivamente. Apesar de tantas sequências confirmadas, o primeiro longa parecia ter concluído sua história, deixando poucos ganchos para o futuro. E foi nesse ponto específico que a Disney resolveu mexer.
Disney+ adicionou uma cena em Avatar
Os momentos finais do filme de 2009 mostram os humanos restantes da RDA (Administração de Desenvolvimento de Recursos) em Pandora sendo escoltados em fila para naves que os levarão de volta à Terra, com a narração dizendo: “Os forasteiros voltaram para seu mundo moribundo. Só alguns puderam ficar.“
Agora, a Disney inseriu uma cena que não existia na versão original após essa frase. Na marca de 2:32:45, Parker Selfridge, personagem de Giovanni Ribisi que era o chefe de mineração da RDA, sai da fila e vai até Neytiri (Zoe Saldaña) e Jake Sully (Sam Worthington) para dizer: “Sabe que isso não acabou“.
Embora Giovanni Ribisi tenha retornado em O Caminho da Água, seu vilão não teve o mesmo destaque na sequência, aparecendo apenas brevemente. Nos próximos filmes, é esperado que ele desempenhe um papel de maior relevância.
Disney+ fez outras alterações antes
Esta está longe de ser a primeira edição em um conteúdo existente no Disney+. Nos títulos da Marvel Studios, foram pelo menos quatro modificações. Em 2021, a cena pós-créditos do último episódio de WandaVision foi estranhamente alterada meses após o fim da série, passando a exibir uma silhueta nas montanhas e muito mais árvores do que antes, além de uma música que não existia antes.
Em março de 2022, a série Falcão e o Soldado Invernal teve cenas de violência substituídas por imagens mais leves, mas no mês seguinte foram restauradas para as versões originais. O motivo estaria relacionado a um problema de software, embora isso não tenha sido confirmado.
Meses depois, foi a vez de Thor: Amor e Trovão. Nesse caso, a versão do Disney+ foi editada para tentar melhorar os efeitos visuais da cena com Axl, o filho de Heimdall, após críticas durante a exibição nos cinemas. No entanto, o resultado ficou ainda pior na opinião de muitos fãs.
Já no caso de Ms. Marvel, uma alteração foi feita por causa de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, quando a Marvel Studios percebeu um erro de continuação, já que a série do Disney+ mostrou a Estátua da Liberdade em sua cor verde original, quando na verdade, de acordo com a cronologia do MCU, deveria ser em um tom de cobre, como visto no terceiro filme solo de Tom Holland.
Todos os filmes e séries citados neste artigo estão disponíveis no Disney+.