O live-action de A Pequena Sereia, que estreou na última semana nos cinemas do mundo todo, se passa em um lugar diferente da animação e a mudança faz sentido para a adaptação. A história é baseada no conto de mesmo nome do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, que ambientou a história em seu país de origem. Mas onde fica o Reino de Atlântica na versão de Rob Marshall?
Embora a localização da animação de 1989 não seja clara, muitos especulam que Ariel e sua família moram em algum lugar do Mar Mediterrâneo e que a região terrestre onde ela conhece o Príncipe Eric é na Itália. No entanto, o filme estrelado por Halle Bailey modifica essa localização para uma área que faz muito mais sentido para o cenário, a história e ritmos musicais apresentados: as ilhas do Caribe.
Isso é percebido na cena em que Ariel e Eric olham os mapas do reino e seus arredores. Além disso, a cultura que a sereia transformada em humana vivencia enquanto está em terra firma, incluindo a feira livre, a dança, a arquitetura e as águas cristalinas do mar, assim como o castelo da família de seu interesse amoroso também indicam que esta foi a localização escolhida para o remake, sem falar no sotaque caribenho de Sebastião na versão com em inglês.
Onde o live-action foi filmado?
Embora a ambientação do live-action de A Pequena Sereia tenha ficado clara a partir de várias evidências durante o filme, as gravações aconteceram bem longe do Caribe. Na verdade, a fase de produção da obra aconteceu perto de onde os fãs acreditam que os eventos da animação se desenrolaram.
A adaptação usou locações no Pinewood Studios, no Reino Unido, bem como na Ilha da Sardenha, na costa da Itália. O primeiro foi espaço para grande parte das filmagens subaquáticas do filme, que precisaram ser complementadas com efeitos visuais, além de abrigar cenários para cenas internas, como quartos no castelo de Eric.
Já a ilha italiana da Sardenha aparece em muitas cenas externas e costeiras quando Ariel encontra o príncipe e depois o conhece enquanto exploram juntos a cultura local. A região da Sardenha é conhecida por suas águas cristalinas de cor turquesa.
A Pequena Sereia está atualmente em cartaz nos cinemas e será lançado em breve no Disney+.