Pantera Negra: Wakanda Para Sempre é um dos filmes mais aguardados da Marvel Studios e tem feito muito barulho nos últimos meses com seu primeiro trailer e a confirmação de Namor, o Príncipe Submarino interpretado por Tenoch Huerta, de Narcos: México. Mas muitos ainda não se esqueceram das controvérsias em torno da atriz principal, Letitia Wright.
Os problemas começaram em 2020, quando a estrela da Marvel compartilhou um vídeo que expressava ceticismo e questionava a segurança das vacinas em geral. Depois de enfrentar muitas reações negativas, Letitia ponderou que não é errado questionar o que está dentro das vacinas e que pretendia apenas levantar a preocupação sobre quais substâncias as pessoas estavam injetando em seus corpos.
Letitia abandonou as redes sociais
Mas as controvérsias estavam apenas no início. Na mesma época, novas críticas e especulações surgiram quando ela demonstrou apoio a tweets defendendo o cancelamento de Pantera Negra 2. Com a nova onda de reprovação, a atriz de 28 anos decidiu excluir sua conta no Twitter.
Gina Carano não teve a mesma sorte
No entanto, diferente do que aconteceu com Gina Carano, demitida de The Mandalorian depois de comentários públicos sobre a situação política nos Estados Unidos, Disney e Marvel Studios permaneceram em silêncio sobre as manifestações de Letitia Wright, possivelmente esperando que a poeira baixasse com o tempo.
Paralização e novas preocupações
Em 2021, quando Letitia Wright sofreu uma grave lesão durante as gravações de Wakanda Para Sempre, as filmagens tiveram que ser paralisadas por várias semanas. A atriz viajou para sua casa em Londres, onde permaneceu em recuperação, o que levantou a possibilidade de ela não conseguir retornar aos Estados Unidos para continuar o trabalho, dadas as rígidas diretrizes do governo norte-americano sobre a entrada de estrangeiros não vacinados.
Embora não tenha havido comentários sobre seu status de vacinada, diversas fontes relataram na época que esses problemas foram resolvidos. Seu agente disse ao The Hollywood Reporter: “Ela sempre teve a intenção de voltar, mas só precisava esperar até se recuperar totalmente.“
Novo surto de Covid
Após seu retorno, a produção do filme foi retomada, mas por pouco tempo, já que um surto de Covid-19 no set levou a uma nova paralização, com vários membros do elenco e da equipe testand positivo para o vírus, incluindo a estrela Lupita Nyong’o, a Nakia. Em março deste ano, as gravações de Pantera Negra 2 finalmente chegaram ao fim.
Jornalistas comentam o histórico da produção
Como se nota, o processo de produção de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre foi longo e tortuoso, com um contratempo seguido de outro. Agora, Matthew Belloni, ex-jornalista do The Hollywood Reporter, recebeu Justin Kroll, do portal Deadline, em seu podcast The Town para conversarem sobre as ações de Letitia Wright e os desafios que a Marvel Studios enfrentou.
Após as declarações antivacinas expressas pela jovem atriz, Matthew Belloni comentou como a produção da próxima sequência foi “absolutamente interrompida por algumas das coisas [feitas por Letitia Wright]“.
O apresentador do podcast também detalhou como, além da postura antivacina problemática no Twitter, havia outras coisas em que Letitia estava envolvida, a saber, como “ela foi para o Reino Unido e havia dúvidas sobre se ela poderia voltar” ou não, aludindo à sua falta de seguir os protocolos de vacinação Covid-19.
Uma dor para a Marvel
Ele concluiu sua declaração dizendo como tudo isso “foi uma dor para a Marvel Studios“. Da mesma forma, Justin Kroll teve o seguinte a dizer em referência ao tópico de Letitia Wright:
“Isso remonta à indústria… Há muitas pessoas nesta cidade [Hollywood] que não são vacinadas, que optam por não fazê-lo. Mas elas também estavam, talvez, quietos sobre isso. Existem alguns rumores sobre estrelas de cinema, mas eles nunca dizem isso de uma forma ou de outra… Tudo o que sei é que, uma vez que ela [Wright] começou a falar [sobre vacinação] você não ouvia o nome dela para as coisas [papéis].“
Para dar outra perspectiva, o repórter observou que, com a recepção de Pantera Negra 2, é mais provável que a atriz consiga papéis e reconhecimento novamente, desde que, é claro, Letitia Wright fique quieta sobre sua posição.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre estreia nos cinemas do Brasil em 10 de Novembro de 2022.
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus