Xuxa diz que era a ‘Barbie do Brasil’ e relembra impacto de sua fama

Xuxa-e-Margot-Robbie-Barbie Xuxa diz que era a 'Barbie do Brasil' e relembra impacto de sua fama

Xuxa falou sobre o impacto de sua fama na época em que sua carreira estava no auge, refletindo se ela deveria ter sido o símbolo de beleza que foi em um país tão diverso quanto o Brasil. A Rainha dos Baixinhos foi mais famosa entre os anos 80 e 90, estrelando alguns dos filmes de maior bilheteria no país e alcançando um público imenso com seus programas de televisão. Agora, com 60 anos, a apresentadora e atriz relembra seu passado e faz uma crítica a si mesma.

Em uma matéria do New York Times, Maria da Graça Meneghel, conhecida por todos como Xuxa, falou com a jornalista Ana Ionova e relembrou sua grande carreira que esteve no ápice há cerca de 30 anos. Na entrevista, ela se referiu a si mesma como a “Barbie do Brasil”, refletindo sobre ter alguém como ela representando um público feito de pessoas tão diversas.

Eu era uma boneca, uma babá, uma amiga para essas crianças”, disse Xuxa sobre seu público majoritariamente infantil. “Uma Barbie daquela época. Ela vinha com um carro rosa. Eu vinha com uma nave espacial rosa”.

Assim como a Barbie, Xuxa também é magra, loira e de olhos azuis e, dessa forma, junto com as Paquitas, suas dançarinas que propositalmente eram parecidas com ela, a apresentadora se tornou um ídolo máximo. Agora, por causa da docusssérie Xuxa, o Documentário, lançado pelo Globoplay, o público – incluindo a própria Xuxa – está questionando se essa figura é realmente quem deveria estar servindo de representação central em um país onde a maioria da população é negra ou parda.

Naquela época, eu não via isso como algo errado. Hoje, a gente sabe que é errado”, disse Xuxa sobre o padrão de beleza que ela retratava para a juventude brasileira. “Não era eu quem decidia isso. Mas eu a endossei. Eu assinei embaixo”.

Xou-da-Xuxa Xuxa diz que era a 'Barbie do Brasil' e relembra impacto de sua fama

No entanto, ela destaca o fato de que também era produto da mentalidade da época e, como uma das maiores celebridades, submetida a ideais de beleza. No entanto, quando se tornou mãe, Xuxa contou que se livrou de um desses ideais. 

Desde pequena, eu era vista como um pedaço de carne”, disse ela. “Eu ouvia: ‘Uma boneca tem que ter cabelo comprido’. Agora eu não quero mais ser uma boneca. Comecei defendendo causas sem necessariamente saber que eram causas”.

Xuxa estreia em breve no Disney+

Xuxa-e-Angelica-em-Tara Xuxa diz que era a 'Barbie do Brasil' e relembra impacto de sua fama
Xuxa e Angélica em Tarã

Vale lembrar que o Disney+ vai lançar em breve a série original brasileira Tarã. Xuxa aparecerá como Ylla, uma farmacêutica bem-sucedida do Rio de Janeiro que embarca em uma aventura pela Floresta Amazônica com sua filha.

A série de fantasia gira em torno de Gaia (Ywyzar Guajajara), uma jovem que descobre ser escolhida por Tarã, a mãe Terra, para salvar o mundo da ambição humana e trazer uma nova era de consciência.

O elenco conta ainda com Lana Guelero como Kirina, Igor Pedroso (Onirê), Bukassa Kabengele (Bruk), Angélica (Niara), Pedro Goifman (Kauê), Bruno Garcia (JM), Fafá de Belém (Mandrágora), Gleici Damasceno (Guerreira Mayu), entre outros.

Todos os episódios de Xuxa, O Documentário estão disponíveis no Globoplay. Enquanto isso, sua série para o Disney+, Tarã, tem previsão de estreia ainda para 2023.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário