Vovó & Avó, indicado ao Oscar, acaba de chegar ao Disney+

Lancamentos-do-dia-Disney-Plus-22-03-2024 Vovó & Avó, indicado ao Oscar, acaba de chegar ao Disney+

O Disney+ acaba de lançar Vovó & Avó, curta-metragem que concorreu ao Oscar na categoria de Melhor Documentário Curta-Metragem. A produção, que não levou o prêmio, disputou a honraria com A Última Loja de Consertos, outro título que também pode ser encontrado na plataforma.

Vovó & Avó, dirigido pelo cineasta taiwanês-americano Sean Wang, mergulha na intimidade diária de duas idosas que vivem juntas e compartilham uma amizade profunda. O documentário, com 16 minutos de duração, é narrado em chinês, mas está disponível com legendas em Português do Brasil, sendo classificado como livre para todos os públicos.

Este filme é o ponto de partida da nova série do Disney+ chamada “Pessoas e Lugares Extraordinários”. Inspirada nos documentários de Walt Disney das décadas de 50 e 60, a série vai trazer ao público histórias reais de pessoas e locais pelo mundo, narradas por cineastas de variados níveis de reconhecimento.

Sean Wang, ao falar sobre o projeto, mencionou que o filme foi iniciado em um período de transição pessoal, com o intuito de capturar a felicidade simples e o dia a dia de suas avós. “Foi um período de transição na minha vida,” disse Wang, “Mas nos poucos meses que vivi com elas, pude realmente experimentar sua alegria e seus ritmos cotidianos.”

Marjon Javadi, vice-presidente de documentários originais na Disney Branded Television, destacou a importância emocional de Vovó & Avó. “Encarna a essência do legado narrativo de Walt Disney com seu profundo impacto emocional e foco na família,” afirmou Javadi.

“Enquanto celebramos 100 anos da The Walt Disney Company, Sean Wang nos lembra, através da bela relação de suas avós, que podemos encontrar magia no cotidiano em qualquer idade.”

Vovó & Avó (2023)

Vovo-e-Avo-Disney-Plus Vovó & Avó, indicado ao Oscar, acaba de chegar ao Disney+

Sean Wang, diretor taiwanês-americano de primeira geração, filma suas avós (“Vovó” e “Avó”) que têm 80 e 90 anos e são melhores amigas e colegas de quarto inseparáveis. O filme capta o dia a dia delas de maneira hilária e inesperada, enquanto dançam, se alongam e soltam puns para mandar a tristeza embora – o que acaba dando lugar a uma reflexão comovente sobre as vidas marcadas pela alegria e pela dor. Juntos, avós e neto nos lembram de que envelhecer não significa desaparecer.

Foto do autor

Luiz Junqueira

Luiz Junqueira é engenheiro da computação e escreve sobre entretenimento há mais de 12 anos, com um olhar analítico sobre filmes, séries e quadrinhos. Combina sua formação técnica com uma grande paixão pelo universo da cultura pop, se dedicando a trazer para os leitores artigos informativos e precisos.

Deixe um comentário