Vovó & Avó: curta indicado ao Oscar ganha data no Disney+ da América Latina

Vovo-e-Avo-Disney-Plus Vovó & Avó: curta indicado ao Oscar ganha data no Disney+ da América Latina

A espera está prestes a terminar para os fãs latino-americanos de curtas aclamados. A Disney confirmou que Vovó & Avó, um filme que compete ao Oscar na categoria de Melhor Documentário Curta-Metragem, chegará ao Disney+ da América Latina em 22 de março. O título, originalmente conhecido como Nǎi Nai & Wài Pó, já está disponível em alguns países desde 9 de fevereiro, mas somente agora chegará aos assinantes latino-americanos.

O curta, com duração de 16 minutos, incluindo créditos, é apresentado em chinês, com legendas em Português do Brasil já disponíveis. Nos Estados Unidos, recebeu classificação indicativa Livre, sinalizando sua acessibilidade a todas as idades.

Um olhar íntimo e afetuoso

Dirigido por Sean Wang, cineasta taiwanês-americano, Vovó & Avó explora a vida cotidiana de suas avós octogenária e nonagenária, respectivamente, que além de melhores amigas, compartilham o mesmo quarto.

O documentário oferece um retrato hilário e inesperado das duas, capturando momentos de dança, alongamento e até brincadeiras com puns, tudo isso sob uma ótica de alegria e cumplicidade.

Nai-Nai-Wai-Po Vovó & Avó: curta indicado ao Oscar ganha data no Disney+ da América Latina

Wang iniciou as filmagens em 2021, durante uma transição de vida pessoal, buscando imortalizar os ritmos diários e a felicidade simples de suas avós.

Foi um período de transição na minha vida,” revelou Wang. “Mas nos poucos meses que vivi com elas, pude realmente experimentar sua alegria e seus ritmos cotidianos.

Este documentário marca a estreia da nova série “Pessoas e Lugares Extraordinários” do Disney+, inspirada na série de filmes documentais de Walt Disney dos anos 50 e 60. A série visa trazer ao público histórias reais de pessoas e locais ao redor do mundo, contadas por cineastas de diversos níveis de reconhecimento.

Marjon Javadi, vice-presidente de documentários originais na Disney Branded Television, enfatizou a importância e o impacto emocional de Vovó & Avó. “Encarna a essência do legado narrativo de Walt Disney com seu profundo impacto emocional e foco na família,” disse Javadi. “Enquanto celebramos 100 anos da The Walt Disney Company, Sean Wang nos lembra, através da bela relação de suas avós, que podemos encontrar magia no cotidiano em qualquer idade.”

A chegada de Vovó & Avó ao Disney+ da América Latina oferece uma oportunidade única para o público se conectar com uma história de amor, amizade e a beleza do envelhecimento, contada através de uma perspectiva íntima e afetuosa.

Quando chegar ao Brasil, já saberemos se Vovó & Avó conquistou o Oscar. A cerimônia acontece no dia 10 de março, e entre os curtas concorrentes na mesma categoria há outra produção do Disney+: A Última Loja de Consertos, a história de um armazém no centro de Los Angeles onde um pequeno, mas dedicado grupo de artesãos mantém mais de 80.000 instrumentos estudantis em perfeitas condições.

Vovó & Avó estreia no Disney+ da América Latina em 22 de março de 2024.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário