Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney


Mirabel-e-Bruno-Encanto-1024x576 Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Encanto estreou no Disney+ em 24 de dezembro de 2021 e alcançou o topo da lista com os conteúdos mais assistidos do streaming. O 60º filme da Disney Animation Studios apresenta a história de uma família muito especial que vive em uma casa mágica nas montanhas da Colômbia, onde cada membro apresenta algum poder sobrenatural, exceto por Mirabel Madrigal, que, apesar de suas limitações, tenta ser útil de todas as formas.

A animação está repleta de referências, algumas sutis, outras nem tanto, mas além disso há muitos outros detalhes sobre Encanto dentro e fora das telas. Confira então 21 curiosidades bem interessantes sobre Encanto.

1 – Luisa não teria a mesma aparência

Segundo o designer de personagens Dylan Ekren, os artistas de Encanto tiveram que insistir para que Luisa ficasse com o visual musculoso no filme.

2 – Roupas e adereços

Cada membro da família Madrigal tem símbolos em suas roupas representando seus dons. O avental de Julieta tem imagens de plantas e, nos bolsos, mãos segurando plantas, representando seus poderes de cura por meio de suas receitas. Pepa usa brincos em formato de sol e seu vestido tem muitos sóis, simbolizando seus poderes relacionados ao clima. Bruno tem ampulhetas na estampa de seu poncho, refletindo sua habilidade de ver os acontecimentos além do tempo. O vestido de Isabela é forrado com flores, vinculando diretamente seus poderes.

Luisa-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

A saia de Luisa tem desenhos de halteres na parte inferior, uma alusão óbvia à sua superforça. As roupas de Dolores estão cobertas por ondas sonoras, um claro reflexo de sua super audição. O poncho de Camilo tem camaleões, aludindo a seu nome e sua habilidade de mudar de forma.

O colete de Antonio tem animais costurados nele, referenciando sua habilidade de entender e se comunicar com os animais. Mirabel é mostrada com uma borboleta decorativa costurada em seu ombro direito, um símbolo da casa ou família.

3 – Lin-Manuel Miranda não canta

Este é o primeiro filme musical composto por Lin-Manuel Miranda em que ele próprio não interpreta qualquer parte das músicas, seja como um personagem na tela (como em Hamilton e Em um Bairro de Nova York) ou como voz em uma animação (como em Moana e A Jornada de Vivo).

4 – Voz de Hei Hei (Moana) em Encanto

Mariano-e-o-Tucano-em-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Alan Tudyk, que dubla Hei Hei em Moana (2016), empresta seus talentos mais uma vez como o Tucano de Mirabel.

5 – Miércoles!

Augustin-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Augustin diz “Miércoles!” quando descobre que Dolores o ouviu conversando com Mirabel. Em espanhol, “miércoles” quer dizer “quarta-feira”, mas é um alusão a “mierda”, que significa “merda”.

Miércoles começa com o mesmo som de mierda, que seria uma palavra inapropriada para um filme como Encanto. Nos países onde o espanhol é a íngua oficial, algumas crianças dizem “mier…” e depois fazem uma pausa, como se estivessem prestes a xingar, mas terminam com “coles” em vez de “da”.

6 – Nome do Bruno

Nome-Bruno-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Nas primeiras artes conceituais da produção, Bruno originalmente seria chamado de Oscar, mas seu nome foi escolhido por Lin-Manuel Miranda para encaixar melhor na letra da sua música, que na versão em inglês diz “We don’t talk about Bruno, no, no, no“.

7 – Referência a Titanic

Na música “Estou Nervosa”, quando um navio está prestes a bater em um iceberg, que é quebrado por Luisa, três burros aparecem tocando violinos ao fundo, imitando a cena de Titanic (1997).

8 – Mesmo universo de Moana

Lin-Manuel Miranda disse durante a fase de concepção do filme que gostaria que a história fosse sobre uma princesa latina e que se passasse no mesmo universo de Moana (2016), o que acabou não acontecendo.

9 – Café

Logo no início do filme, na música “Família Madrigal”, uma das crianças está bebendo café, quando Mirabel pega a sua xícara e diz: “É por isso que café é para adultos“. E possivelmente temos aqui um problema na representação cultural. Nos Estados Unidos, as organizações de saúde sugerem que crianças menores de 12 anos não devem consumir qualquer alimento ou bebida que contenha cafeína.

Mirabel-Encanto-e-a-xicara-de-cafe Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

No entanto, ao contrário do país norte-americano, outras regiões e culturas incorporaram o consumo de café na vida de seus filhos desde pequenos, como é o caso da Colômbia, outros países da América do Sul e Europa, onde o café com leite pela manhã é tradicional para muitas crianças. Algumas ainda optam por abrir mão do leite e ir diretamente para o café puro.

10 – Camilo, o guia turístico

O nome de Camilo Madrigal serve como uma alusão ao camaleão, dada a sua habilidade de mudar de forma. Mas o personagem também leva o nome do colombiano Camilo Gracia Escobar, guia turístico da equipe de produção na Colômbia. Como publicamos recentemente, o visual de Mirabel foi inspirado também em uma guia turística na Colômbia.

11 – Camilo seria Carlos

No início da produção, Camilo se chamava Carlos, e era descrito como engraçado, um grande cantor e contador de histórias fantasiosas e difíceis de acreditar. Ele também teria inicialmente um papel de antagonista em relação a Mirabel.

12 – Pepa indestrutível

Pepa-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Originalmente, o dom de Pepa daria a ela a característica de ser indestrutível, mas como era muito semelhante à força de Luisa, foi alterado para um clima afetado pela emoção. 

13 – Mesmos dubladores em inglês e espanhol

María Cecilia Botero (Abuela Alma), Mauro Castillo (Félix), Angie Cepeda (Julieta), Carolina Gaitan (Pepa), e Maluma (Mariano) são alguns dos dubladores na versão original em inglês, mas também reprisaram seus papéis na versão em espanhol do filme. Angie Cepeda foi ainda além, dublando Julieta no idioma italiano.

14 – O rio colorido existe de verdade

Rio-Colorido-em-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney
Rio-Cano-Cristales-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney
Rio-Cano-Cristales-Colombia Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

A conversa entre Abuela e Maribel no final do filme acontece às margens de um rio cheio de cores. Embora pareça mais um elemento visual do filme, o fato é que o lugar realmente existe na Colômbia. O local se chama “Caño Cristales” e é considerado um dos rios mais bonitos do mundo. Arraste a figura acima para ver algumas fotos reais.

14 – Portas de Monstros S.A.

Quando Luisa está cantando para Mirabel sua canção sobre estar sob pressão, ela empurra sua própria porta mágica e uma fileira de outras portas, que se parecem muito com as portas de Monstros S.A. (2001).

15 – Abra os olhos

Encanto-Mirabel-Abra-os-Olhos Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Encanto começa exatamente como o filme Preso na Escuridão (1997), com uma tela preta e a voz de uma mulher dizendo “Abra os olhos“.

16 – Coincidências com Brooklyn Nine-Nine

Em determinado momento, Mirabel (Stephanie Beatriz) descreve sua irmã Isabela, de quem sente ciúmes, como uma “criança de ouro”. Essa mesma expressão foi usada para descrever o personagem de Lin-Manuel Miranda em um episódio de Brooklyn Nine-Nine. A série também é estrelada por Stephanie Beatriz, e o personagem de Miranda também deixava sua irmã com ciúmes.

17 – Número 13

Mirabel-numero-13 Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

No início do filme, Mirabel aponta para a árvore genealógica da família, e é possível constatar que ela está na posição nº 13 da imagem. Como sabemos, o 13 é considerado em várias culturas um número associado à má sorte, levando as pessoas a acreditar que o valor aumenta as chances de algo dar errado.

18 – Detalhes nas portas de Bruno e Dolores

Devido aos seus poderes sensoriais, Bruno e Dolores são os únicos membros da família representados em suas portas com os olhos abertos. A semelhança entre seus poderes poderia explicar a simpatia que Dolores tem por Bruno.

19 – Significado de Madrigal

O sobrenome da família de Mirabel é Madrigal. Trata-se de uma palavra derivada do Latin “matricalis”, que significa “maternal”. O termo vem do período do Renascentismo, onde era originalmente o “cantus matricale”, uma composição musical de algumas vozes cantando juntas, sendo posteriormente adaptada para o italiano como “madrigale” e finalmente como “madrigal” para o resto da Europa, especialmente no Reino Unido, França e Espanha.

A escolha do sobrenome não é por acaso, já que o filme gira em torno da sensação de ser uma família, e da figura de uma mãe que protege seus entes queridos.

20 – Dolores e Mariano

Mariano-e-Dolores-Encanto Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Durante a música “Não falamos do Bruno”, Dolores canta o seguinte: “Ele disse que o amor prometido está longe de mim e noivo de outra“. Isso revela que ela gosta de Mariano, o namorado da prima Isabela, o que acaba sendo confirmado no final do filme, onde Dolores e Mariano acabam juntos.

21 – Erro de continuação

No final da música “Não falamos do Bruno”, quando todos estão dançando ao redor de Mirabel, a personagem com um peixe no aquário é mostrada logo atrás de Isabel. Assim que a câmera vai girando e ela sai do quadro, a personagem é substituída por Dolores que segue dançando atrás de Isabel.

Aparentemente foi um erro de animação, em que a produção possivelmente decidiu que estariam ali apenas os membros da família, mas acabaram deixando de editar o começo da cena para retirar a senhora com o aquário.

image-9 Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney
image-10 Encanto: 21 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre o filme da Disney

Encanto está disponível para os assinantes do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 11/01/2022


2 comentários

    • Maikon Felipe em 10/01/2022 às 19:37
    • Responder

    A parte do Titanic eu vi já a parte do erro d animação eu achei que era pra ser daquele jeito mesmo tem bastante curiosidades que não percebemos no filme.

  1. Oieeee

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.