Conheça a colombiana que inspirou o visual de Mirabel em ‘Encanto’


Mirabel-Madrigal-Encanto-1024x576 Conheça a colombiana que inspirou o visual de Mirabel em 'Encanto'

A representatividade de Encanto é um dos pontos mais fortes do filme. Ambientada na Colômbia, a animação deu ao público a chance de conhecer mais sobre a cultura latino-americana, além de ter uma diversa gama de personagens com as mais variadas aparências. No centro disso está Mirabel, que é caracterizada de maneira muito diferente da maioria das protagonistas da Disney. No entanto, pouca gente sabe de onde surgiu a inspiração para o seu visual.

Dublada originalmente por Stephanie Beatriz, e no Brasil por Mari Evangelista, a filha mais nova de Julieta Madrigal é a única integrante da família sem nenhum poder sobrenatural. Uma das formas como a sua aparência se destaca das demais personagens é o seu óculos. Mirabel é a primeira protagonista feminina da Disney a ter o acessório como parte de sua caracterização. Além disso, seus cabelos escuros e cacheados também são parte importante de seu visual.

A pessoa que influenciou a imagem de Mirabel se chama Alejandra Espinosa Uribe. Ela é uma guia turística colombiana que acompanhou os diretores Jared Bush, Byron Howard e o compositor Lin-Manuel Miranda em sua viagem de pesquisa e imersão para a criação de Encanto.

Alejandra-Espinosa-Uribe-Encanto Conheça a colombiana que inspirou o visual de Mirabel em 'Encanto'
Alejandra Espinosa Uribe

Contudo, depois de ter conhecido a equipe, ela acabou participando da produção como consultora de história e cultura, mas também serviu de inspiração para a criação da personagem principal.

De todos os arquétipos, a representação da diversidade cultural colombiana foi importante para mim”, disse Uribe em uma entrevista sobre sua participação na produção. “Entendendo nossa identidade desde as raízes hispânicas, indígenas e afro-colombianas. Não se pode contar uma história da Colômbia sem levar em conta essa diversidade e acho que isso se reflete muito bem no filme”.

Outro dos grandes temas foi a ruralidade, que para mim deveria refletir a ruralidade colombiana para homenagear também os povos [que habitam os locais] onde se passou toda a história”, ela continuou falando da experiência na animação da Disney. “Trabalhamos com os animadores sobre como os colombianos se cumprimentam, como são as festas, o que está acontecendo. Isso vem com a ruralidade e com a dinâmica da cidade. Eu disse muito a eles que os personagens tinham uma função, que estavam ocupados. Foi um monte de reflexões gigantes sobre cultura”.

Alejandra-Espinosa-Uribe-Premiere-Encanto-1024x658 Conheça a colombiana que inspirou o visual de Mirabel em 'Encanto'
Alejandra na Première de Encanto

Todo o esforço do filme em representar uma cultura da maneira certa valeu a pena. O público, especialmente crianças, busca a si mesmo na mídia que consome, e isso inclui os clássicos da animação pelos quais a Disney é conhecida e Encanto conseguiu entregar isso a sua audiência.

O 60º filme da Disney Animation Studios está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 07/01/2022


1 comentário

  1. Minha filha é a cara a Mirabel!

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.