Viva: A Vida é uma Festa | Diretor desabafa sobre animações da Pixar

Miguel-em-Viva-A-Vida-e-uma-Festa Viva: A Vida é uma Festa | Diretor desabafa sobre animações da Pixar

O ex-diretor da Pixar, Lee Unkrich, discorda de um dos conceitos mais comuns em relação às suas animações e do estúdio em geral. O animador trabalhou com a subsidiária da Disney por 25 anos antes de se aposentar em 2019, tendo anteriormente codirigido grandes filmes como Toy Story 2, Monstros S.A. e Procurando Nemo antes de liderar Toy Story 3 e Viva: A Vida é uma Festa. Agora, ele está se manifestando contra uma popular opinião.

Em uma série de discussões no Twitter esta semana, Unkrich argumentou que seu trabalho e filmes de animação da Pixar são amplamente distintos de histórias com um público-alvo estritamente infantil. Embora seus filmes de 2010 e de 2017 tenham sido vencedores de Melhor Animação do Oscar, sendo conhecidos pelo impacto que causaram de forma geral na indústria do cinema e no público, ainda são vistos só como divertimento para crianças por alguns.

Desculpe, não. Fazemos filmes para todos e garantimos que não haja nada inapropriado para crianças, pois sabemos que as crianças farão parte do nosso público”, ele respondeu para um tweet agora deletado. “Eu literalmente passei 25 anos com inúmeras pessoas me dizendo que nunca viram nenhum dos meus filmes porque não têm filhos ou que não gostam de ‘filmes infantis’”.

Desrespeito pela animação

Este é um assunto muito polêmico para mim”, ele continuou. “Há uma lamentável falta de respeito pela animação como um meio universal de contar histórias – a par do live-action – e isso mal melhorou nos 25 anos em que trabalhei na Pixar. O problema é sistêmico nos EUA e na indústria cinematográfica”.

Animação não é só para crianças

As atitudes em relação aos filmes de animação há muito categorizam essas obras como entretenimento infantil, e, mesmo com diversos exemplos que provam o contrário, o meio nunca quebrou a barreira dessa percepção. 

A década mais recente dos filmes da Pixar, por exemplo, é uma vitrine para esse conceito. Divertida Mente é discute sobre ansiedade e crescimento; Viva: A Vida é uma Festa analisa como os humanos se reconciliam com a morte; Soul tenta descobrir o significado da vida; WALL-E é um dos filmes mais importantes sobre meio-ambiente; entre outros exemplos.

Viva: A Vida é uma Festa está disponível no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário