American Horror Story, conhecida por suas tramas arrepiantes, tem sido uma escolha popular para fãs de terror especialmente durante a temporada de Halloween. No entanto, esta série antológica não se limita apenas ao mês das bruxas. Algumas de suas temporadas estenderam-se até o período natalino, criando um contraste inusitado entre o clima festivo do Natal e as sombrias e enigmáticas histórias que a série oferece.
Esses episódios natalinos, inseridos em meio ao suspense e terror característicos de AHS, oferecem uma perspectiva única sobre as festas de fim de ano, misturando o calor das celebrações com o frio da espinha que só American Horror Story sabe provocar.
Neste artigo, revisitamos cada um desses episódios de Natal, destacando como eles se entrelaçam com os temas e a atmosfera da série.
T1:E12 – Pós-parto
No primeiro ano de American Horror Story, o final da temporada apresentou um episódio de Natal que serve como encerramento da história de Ben, o pai que está sendo isolado por sua família. Ao tentar fugir após ser atormentado pelos fantasmas de sua esposa e filha, ele acaba sendo morto por Hayden e seus companheiros espectrais.
Por outro lado, os sentimentos de Tate por Violet chegam ao auge e ele tenta matar Gabe para que ela tivesse companhia na vida após a morte. A temporada termina mostrando que o gêmeo sobrevivente – a quem Vivien deu a luz no episódio anterior – parece estar seguindo os passos de Tate e se tornando um assassino três anos mais tarde.
Tudo isso acontece enquanto a casa dos Harmons está decorada para o Natal, o que torna toda a situação, que é extremamente perturbadora, estranhamente reconfortante enquanto a série conta sobre o trágico fim da família.
Sinopse oficial do episódio: Constance planeja criar o bebê de Tate como se fosse seu.
T2:E8 – Manicômio: Noite Profana
Talvez o principal episódio de Natal de AHS, “Noite Profana começa com um flashback que conta a história de Leigh Emerson, um homem que sofreu um surto psicótico que o levou a uma onda de assassinatos enquanto se passava por Papai Noel.
No presente, as festividades de Natal continuam e, tentando manter o clima feliz, a Irmã Eunice permite com que Leigh se vista com a fantasia novamente. No entanto, a ideia se mostra desastrosa quando ele prova que hábitos antigos não morrem.
Sinopse oficial do episódio: Um Papai Noel assassino causa estragos em Briarcliff. A Irmã Jude enfrenta o Diabo. Arden tem um encontro chocante no Duto da Morte.
T8:E7 – Traidor
Este episódio apresenta um importante personagem da temporada de Apocalypse quando a bruxa e atriz Madison visita sua colega, Bubbles McGee, no set de seu novo filme, buscando seus poderes de leitura de alma para usar nos magos.
Com uma pequena conexão festiva, a produção sendo filmada é um terror natalino que reconta a história vista no episódio de fim de ano de Asylum. Nesse contexto, o episódio temático ajuda a reunir os eventos das outras temporadas, um detalhe característico e importante de Apocalypse. Além disso, o final apresenta uma ceia de Natal em que bruxas e magos se juntam em um jantar festivo enquanto Bubbles ouve os pensamentos assassinos de seus companheiros.
Sinopse oficial do episódio: As bruxas recrutam uma amiga vidente para descobrir quem as está enganando. Cordelia tenta fazer um pacto improvável.
T10:E6 – Matança no Inverno
Este episódio não é explicitamente natalino, mas apresenta um clima de terror de inverno que é adequado à época de fim de ano do hemisfério norte. Nele, o cenário sombrio e gélido dos assassinatos de Pale é contrastado com o calor falso dos habitantes da cidade, que fazem de tudo para manter o policial Jan Remy fora de seus negócios. A trama termina com Belle e Austin sendo vencidos pelas raças vampíricas e a proliferação definitiva das pílulas pretas na costa oeste.
Sinopse oficial do episódio: Ursula elabora um plano sinistro. Os Gardners escrevem seu ato final.
As 11 primeiras temporadas completas de American Horror Story estão disponíveis no Star+, enquanto a exibição do 12º ano continua em 2024.