The Last of Us prova a The Walking Dead que menos é mais

The-Walking-Dead-The-Last-of-Us The Last of Us prova a The Walking Dead que menos é mais

Com o sucesso de The Last of Us, a série tem sido muito comparada com The Walking Dead por explorar o mesmo gênero. Adaptações de mídias diferentes, uma dos quadrinhos e outra do jogo, as duas produções, cujas estreias são separadas por mais de 10 anos, se passam durante um apocalipse zumbi – ou criaturas semelhantes – com seus protagonistas percorrendo os EUA enquanto tentam sobreviver. Embora os seriados tenham muitas semelhanças, uma diferença crucial parece se destacar.

Ao longo das 11 temporadas de TWD, o enredo abordou todos os tipos de temas e histórias que lembram o que seria visto mais tarde em TLOU. Alguns deles incluem os dilemas morais que surgem ao se proteger às custas dos outros; a ideia de que outros humanos podem ser ainda mais perigosos que os zumbis; e as nuances da paternidade em um mundo no qual seu filho pode morrer a qualquer momento. 

Ainda que ambos os programas explorem essas questões, The Walking Dead adotou um formato muito mais alongado para cada uma delas. Um exemplo é o arco canibal que aconteceu entre o 4º e o 5º ano.

A série passou sete episódios criando expectativa para revelar o Terminus, finalizando a temporada com os protagonistas presos por canibais e deixando os fãs esperando 5 meses para vê-los escapar. Além disso, eles ainda tiveram que lidar com mais problemas antes que pudessem eliminar completamente o grupo.

The Last of Us x The Walking Dead: a diferença crucial entre as séries

No entanto, quando chega a hora de The Last of Us fazer sua própria trama em uma cidade canibal, um único episódio de 50 minutos resolve toda a situação. David, como personagem, não recebe nem meia temporada de desenvolvimento, e agora o público nunca mais vai ouvir falar dele.

O formato adotado parece fazer mais sentido na era atual dos streamings, já que o público se acostumou a uma quantidade menor de episódios que, por sua vez, são mais dinâmicos e com o ritmo acelerado. Hoje em dia, poucas temporadas não são sinônimo de fracasso.

Em contrapartida, essa abordagem deixa claro que a atual série não deve durar tanto quanto TWD, mesmo sem considerar que a produção tem somente a história de dois games para adaptar e não deve ser prolongada mais do que alguns anos.

Todas as temporadas de The Walking Dead estão disponíveis no Star+, enquanto The Last of Us está atualmente no catálogo da HBO Max.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário