Teoria de ‘Aladdin’ explica que o Gênio ficou devendo 2 desejos

Aladdin-1992-Disney Teoria de 'Aladdin' explica que o Gênio ficou devendo 2 desejos

Fãs acreditam que o Gênio ficou devendo um – ou até dois – pedidos a Aladdin. Na animação de 1992, um dos personagens mais icônicos da Disney, que tem o poder de realizar três desejos a uma pessoa, é apresentado, dublado por Robin Williams, um dos atores mais amados de Hollywood. No entanto, muitos consideram que, até o fim do filme, ele não concretizou tudo o que o protagonista pediu.

O Gênio aparece pela primeira vez no começo de Aladdin, sendo libertado de uma lâmpada a óleo mágica. Ao sair de sua prisão, ele explica a quem o solta que pode conceder-lhe três desejos. Nesse momento, Aladdin e Abu estão dentro de uma caverna que desmoronou – a mesma onde eles encontraram o objeto enfeitiçado – e o protagonista engana a entidade para que ele o ajude a sair sem usar um dos pedidos.

Contudo, ao saber que o Gênio deseja ser libertado da servidão, Aladdin promete usar seu último desejo para libertá-lo. Assim ele o faz, mas ele usa seu primeiro desejo pedindo para se tornar um príncipe, com a intenção de cortejar Jasmine.

Quantos desejos o Gênio concede a Aladdin?

Ainda que seja certo que o último desejo de Aladdin – que o Gênio fosse libertado – é real, fãs do filme defendem que seus dois pedidos anteriores não foram concretizados. Quando o jovem pede para ser feito príncipe, o Gênio não o transforma em um. Em vez disso, ele lhe dá roupas elegantes, dinheiro e tudo o que um príncipe precisa, fazendo com que ele se pareça com a realeza. 

Alguns argumentam que Aladdin não se torna propriamente um príncipe até que ele se case com a princesa Jasmine, o que acontece somente no terceiro filme da franquia animada. Além disso, quando Aladdin é jogado no mar pelos homens de Jafar, ele não deseja ser salvo. O Gênio é quem decide resolver o problema com as próprias mãos, resgatando seu amigo e atribuindo um de seus três desejos ao ato. 

Por isso, existe o argumento de que, tecnicamente, o personagem dublado por Williams nunca realmente concede esses dois desejos ao protagonista titular, e termina o filme devendo pelo menos um desejo a Aladdin – ou até dois.

Todos os filmes de Aladdin estão disponíveis no Disney+.

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário