Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Mando-e-o-Sabre-Negro Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Um dos maiores destaques da série O Livro de Boba Fett é a continuidade na história do Mandaloriano de Pedro Pascal. Não o víamos desde o fim da segunda temporada de The Mandalorian, em 2020, e com rumores definindo a data da terceira para o fim do ano, foi fundamental para o público não se esquecer de seu guerreiro galáctico.

É impossível não lembrar de um dos últimos momentos da primeira temporada da série de Din Djarin, quando uma lâmina negra emergiu através do casco de um Caça estelar TIE Fighter nas mãos de Moff Gideon. O aparecimento do Sabre Negro, ou Darksaber, mudou para sempre o universo de Star Wars live-action e os fãs estavam ansiosos para saber mais sobre ele, o que aconteceu graças à série de Boba Fett.

Moff-Gideon-Sabre-Negro Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz
Moff Gideon saindo da TIE Fighter com o Sabre Negro

Como a série também nos ensinou, a doutrina mandaloriana determina que o portador do Sabre Negro tem direito ao trono de Mandalore, desde que tenha conquistado a arma em um combate.

Apresentado pela primeira vez na segunda temporada de Star Wars: The Clone Wars, o sabre era uma arma diferente de tudo o que os fãs  já tinham visto antes.

Embora seja um sabre de luz, o Sabre Negro é diferente de qualquer uma das armas que já foram vistas antes nas histórias de George Lucas. Aqui estão cinco motivos pelos quais a nova arma de Din Djarin é distinta de todos os outros sabres de luz na galáxia:

1) Foi Criada pelo primeiro Mandaloriano

Tarre-Vizsla-e-o-Sabre-Negro Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Explicado através de uma narração de Fenn Rau, descobrimos que o sabre foi construído por Tarre Vizsla, o primeiro Mandaloriano a ser introduzido na Ordem Jedi. A arma foi fabricada durante um milênio, antes dos acontecimentos da saga Skywalker.

As relações entre os Jedi e Mandalore eram tensas mesmo nessa época, depois de Tarre se ter tornado um só com a Força. A arma permaneceu até os membros do Clã Vizsla adentrarem na estrutura sagrada e roubarem a arma. Foi uma peça central na Guerra entre Mandalore-Jedi durante o crepúsculo da Velha República.

Após a guerra, o sabre permaneceu na posse do Clã Vizsla e foi transmitido durante gerações. No entanto, pouco se sabe sobre ele para além da sua eventual construção pelo Clã.

2) O cabo é feito de Beskar

Cabo-do-Sabre-Nego Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Se tem uma coisa que todo fã de The Mandalorian sabe é o quão valioso é o Beskar. Como todas as outras armas utilizadas pelos Mandalorianos, o Sabre Negro é forjado a partir de Beskar, embora Din Djarin revele na série que é uma qualidade que ele nunca encontrou antes.

O fato da arma ter mais de 1.000 anos também torna razoável assumir que as práticas de forjamento evoluíram significativamente ao longo do tempo.

3) É o único sabre de luz negra

Moff-Gideon-Darksaber Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Quantos sabres verdes, azuis e vermelhos você já viu? Pelo menos mais de um é certo afirmar, diferentemente do Sabre Negro. Ele é único com uma lâmina preta, e ostenta uma ponta que se distingue das extremidades curvas das armas dos outros.

No entanto, o cristal kyber que existe em cada sabre de luz não é preto, pois a tradição Star Wars estabeleceu que todos os cristais são incolores inicialmente, e a cor da lâmina de um sabre de luz é determinada quando o detentor se liga a ele.

4) A posse através do combate garante o Trono de Mandalore

Mandalorianos-lutando-pelo-sabre-negro Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Como já mencionamos, o poderio do sabre em relação ao Trono de Mandalore se deve ao legado de Tarre Vizsla como líder dos mandalorianos. Os rebeldes deixaram as coisas um pouco confusas com esta regra, uma vez que Sabine Wren apenas tirou o sabre da caverna de Maul em Dathomir e mais tarde o presenteou a Bo-Katan Kryze. No entanto, O Livro de Boba Fett esclareceu as coisas ao revelar que aceitar a arma sem vitória amaldiçoou Bo-Katan.

5) Até quem não tem ligação com a Força precisa se conectar ao sabre

Din-Djarin-e-o-Sabre-Negro Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz

Várias histórias de Star Wars mostraram que os Jedi têm uma ligação única com os seus sabres de luz, tal como Obi-Wan diz, “Esta arma é a sua vida“. Já que um Jedi tem uma ligação natural com a Força, não seria difícil para um manusear o Darksaber, mas o mesmo não pode ser dito daqueles que não tem tal conexão.

O Sabre Negro é completamente diferente, pois os não utilizadores da Força precisam ter suas mentes limpas para empunhar a arma.

Din Djarin ainda está encontrando dificuldades, afirmando que o sabre se torna mais pesado a cada vez que ele o empunha. Depois de também se cortar acidentalmente com a lâmina do Darksaber, é revelado que seu estado mental desequilibrado faz com que seja difícil até levantar a arma. O que pesa na mente, pesa no corpo. No caso de Mando, ele está preocupado com Grogu.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Redação GDPB

O Guia Disney+ Brasil é um site não oficial dedicado a divulgar dicas, promoções, novidades, análises, lançamentos, comparações, tendências e tudo mais que envolva os serviços de streaming da Disney.

6 comentários em “Star Wars: 5 razões pelas quais o Sabre Negro é diferente de outros Sabres de Luz”

    • Oh! Q grande mistério! Tá mais q na cara q essa enrolação toda é pro sabre cair na mão do grogu no futuro, pq ele é mandaloriano e tbm usa a força.

      Responder
  1. VI duas coisas interessantes; a primeira foi o chefe da guilda afirmar que o grogu era um “BOGÜI”, e a segunda foi aquela mulher que sempre conserta a nave do mando se despedir dele como um Jedi dizendo; “que a força esteja com você!”.

    Responder
  2. Se não me falha a memória, expressão “Que a força esteja com você” era bem comum nos filmes, sendo usado por vários personagens que não eram jedis.

    Responder
  3. Oh! Q grande mistério! Tá mais q na cara q essa enrolação toda é pro sabre cair na mão do grogu no futuro, pq ele é mandaloriano e tbm usa a força.

    Responder

Deixe um comentário