Séries do Disney+ terão novos episódios lançados semanalmente e não de uma só vez


Na recente enxurrada de notícias sobre o Disney Plus, algo muito importante pode ter passado despercebido: como os episódios serão lançados.

Durante a Disney D23 Expo, foi confirmado que novos programas serão adicionados ao Disney Plus de forma semanal, ao invés de todos de uma vez como faz a Netflix.

Embora a Netflix tenha popularizado o modelo “tudo de uma vez”, no qual todos os episódios de uma temporada são lançados ao mesmo tempo, possibilitando “maratonar” o mais rápido possível, parece que o Disney Plus adotará uma abordagem mais tradicional para a distribuição de conteúdo.

interface-disney-plus-star-wars-1-1024x675 Séries do Disney+ terão novos episódios lançados semanalmente e não de uma só vez

Segundo o site TVLine, os episódios dos programas lançados no Disney + serão lançados semanalmente, em vez de liberar todos os episódios de uma temporada ao mesmo tempo. Isso significa que a série live-action de Star Wars, The Mandalorian, High School Musical: The Musical: The Series, e a série Loki, da Marvel, lançarão apenas um novo episódio por semana quando essas séries estrearem.

Essa abordagem surpreendeu muita gente, uma vez que a maioria dos concorrentes da Netflix segue a mesma estratégia de lançar temporadas completas de uma vez. Mas, como o volume de novos conteúdos aumentou exponencialmente nos últimos anos, ficou muito mais difícil manter uma conversa sobre qualquer série que use esse modelo.

Interface-divulgada-24-08-2019 Séries do Disney+ terão novos episódios lançados semanalmente e não de uma só vez

Se você tem tempo para assistir a terceira temporada de Stranger Things logo no dia do lançamento, ótimo! Mas nem sempre essa será a realidade das outras pessoas, e o resultado é que, quando você realmente quer falar sobre algum momento da história, pode se ver sozinho, forçado a ficar quieto esperando até que seus amigos e familiares te alcancem.

Sem Spoilers

Ao liberar episódios semanalmente, o Disney Plus garante que a conversa em torno desses novos programas seja mais ampla e duradoura. Basta comparar Stranger Things 3 com Game of Thrones. Com o primeiro, você não poderia se envolver em spoilers até que seus amigos/familiares tivessem tempo de assistir aos oito episódios. Mas com Game of Thrones, a maioria dos fãs encontrou tempo no domingo à noite ou na segunda-feira para assistir ao episódio mais recente, o que significava que você tinha seis dias para discutir sobre pontos da trama e especular sobre o que estava por vir com seus amigos.

keep-calm-and-no-spoiler-5-e1566839034869 Séries do Disney+ terão novos episódios lançados semanalmente e não de uma só vez

Sem dúvida, há muitos benefícios em poder acompanhar todos os episódios de uma série de uma só vez, mas à medida que o volume de conteúdo aumenta cada vez mais, e todo mundo assiste o que quer, quando quer, no seu próprio tempo, a probabilidade de que as pessoas ao seu redor estejam no mesmo episódio da mesma série que você está se tornando cada vez menor.

Então, para os que adoravam a época de especulações a cada episódio disponibilizado de LOST, essa dinâmica de lançamento estará de volta com o Disney Plus.

Ponto de vista financeiro

Financeiramente falando, essa abordagem parece melhor para o Disney Plus, já que, em vez de assinar apenas um único mês, assistir a série toda e sair, é mais provável que as pessoas se inscrevam por alguns meses enquanto os novos episódios são adicionados.

Vale pra todas as séries?

Os detalhes exatos deste plano de lançamento não estão muito claros ainda, e é possível que o Disney Plus decida no futuro lançar novas temporadas de algumas séries com todos os episódios ao mesmo tempo. Algumas séries novas da Marvel, como Loki por exemplo, terão apenas 6 episódios. Por enquanto parece que o plano é ir semanalmente mesmo, mas será que não seria o caso de lançar temporadas curtas de uma só vez?

Atualizado em 26/10/2020


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.