Série do Disney+ desbanca The Last of Us em premiação nos EUA

A-Small-Light-Miep-Gies Série do Disney+ desbanca The Last of Us em premiação nos EUA

A série A Small Light, da National Geographic, superou a aclamada The Last of Us na premiação do Gotham Awards, conquistando o prêmio de Melhor Nova Série com mais de 40 minutos. Disponível no Disney+ e no Star+, A Small Light narra a corajosa história de Miep Gies, a secretária que escondeu a família de Anne Frank dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Bel Powley, que interpreta Miep Gies, também foi indicada na categoria Melhor Atuação em Nova Série.

Esta produção, baseada na história real retratada no Diário de Anne Frank, explora os quase dois anos em que Miep e seu marido, Jan, abrigaram os Frank e outras famílias judias, enquanto ela continuava trabalhando e tentava manter seu casamento.

A série ressalta a incrível coragem e humanidade de Gies em um dos períodos mais sombrios da história. Além de seu sucesso no Gotham Awards, A Small Light se destacou no Rotten Tomatoes, alcançando uma aprovação de 100% da crítica e 95% dos espectadores.

O título da série, que significa “Uma Pequena Luz” em português, origina-se de uma declaração de Miep Gies, que em seus últimos de vida enfatizou que qualquer pessoa, independentemente de sua posição, pode fazer a diferença no mundo. “Não gosto de ser chamada de heroína porque ninguém deveria pensar que você precisa ser especial para ajudar os outros. Mesmo uma secretária comum, uma dona de casa ou uma adolescente podem acender uma pequena luz em um quarto escuro“, disse Gies.

Concorrentes na premiação

Concorrendo com A Small Light na categoria Melhor Nova Série no Gotham Awards estavam as seguintes produções:

  • Entrevista com o Vampiro (indisponível no Brasil)
  • Gêmeas: Mórbida Semelhança (disponível no Prime Video)
  • A Inglesa (disponível no HBO Max)
  • The Last of Us (disponível no HBO Max)
  • Os Caras do Telemarketing (disponível no HBO Max)

Este reconhecimento no Gotham Awards solidifica A Small Light como uma série realmente imperdível, que oferece uma perspectiva única e emocionante sobre um episódio histórico amplamente conhecido através do Diário de Anne Frank.

A relação entre Miep Gies e Anne Frank

Anne-Frank Série do Disney+ desbanca The Last of Us em premiação nos EUA

A relação entre Anne Frank e Miep Gies é um exemplo impressionante de coragem e compaixão em tempos de adversidade extrema. Miep Gies, uma secretária holandesa, trabalhava para Otto Frank, o pai de Anne, em Amsterdã durante a Segunda Guerra Mundial. Quando a família Frank foi forçada a se esconder dos nazistas, Miep, junto com outros empregados do escritório, assumiu o papel de protetora e provedora para os Frank e outras quatro pessoas escondidas no anexo secreto sobre a fábrica de ingredientes de geleia de Otto.

Durante os dois anos em que os Frank permaneceram escondidos, Miep foi uma figura central no fornecimento de alimentos, notícias do mundo externo e, acima de tudo, um senso de esperança para Anne e sua família.

A conexão de Miep com Anne Frank, em particular, transcendeu a mera relação de protetora e protegida. Ela se tornou uma fonte de apoio emocional para Anne, que, durante seu tempo no esconderijo, amadureceu de uma jovem garota para uma adolescente introspectiva e perspicaz.

Miep, através de suas ações altruístas, não apenas garantiu a sobrevivência física de Anne e sua família durante esse período, mas também ofereceu um tipo de normalidade e cuidado maternal em um contexto de medo e incerteza. Após a trágica captura da família Frank e de seus companheiros de esconderijo, foi Miep quem descobriu e preservou o diário de Anne, um documento que mais tarde se tornaria um dos relatos mais importantes do Holocausto.

Todos os episódios de A Small Light podem ser encontrados tanto no Disney+ quanto no Disney+.

Atualizado em 28/11/2023

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

1 comentário em “Série do Disney+ desbanca The Last of Us em premiação nos EUA”

  1. Essa série é sensacional, vem junto dela uma carga emocional brutal, muito bem feita, me emocionei assistindo.

    Responder

Deixe um comentário