A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação

A-Small-Light-Anne-Frank-Miep-Gies-e-Jan-Gies A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação

A minissérie A Small Light, lançada tanto no Disney+ quanto no Star+ no início de maio, retrata a história do casal que desempenhou um papel fundamental ao proteger Anne Frank e sua família dos nazistas: Miep Gies e Jan Gies, interpretados por Bel Powley e Joe Cole, respectivamente. Todos os oito episódios já estão disponíveis.

Muitas pessoas no mundo todo conhecem o Diário de Anne Frank, onde a jovem documentou com riqueza de detalhes os horrores de ser judia durante a Segunda Guerra Mundial e a maioridade como mulher, apesar de estar no meio de um conflito e escondida em um sótão.

O local em que Anne Frank, sua irmã Margot e seus pais Otto e Edith ficaram escondidos por dois anos era conhecido como anexo secreto e ficava em cima da empresa de Otto, motivo pelo qual eles não podiam fazer nenhum barulho durante o horário comercial.

Embora o diário tenha fornecido uma visão detalhada da vida no anexo durante esse período, a minissérie A Small Light revela as experiências e as histórias de Miep e Jan, que ajudaram não apenas a família Frank, mas muitos outros judeus durante o holocausto, frequentemente arriscando suas vidas para abrigar desconhecidos, comprar comida em excesso sem chamar a atenção, e direcionar fugitivos para o interior da Holanda.

Miep Gies teve uma infância difícil

Como mostrado na série, Miep Gies também teve uma história muito triste. Originalmente chamada Hermine Santrouschitz, ela nasceu em 15 de fevereiro de 1909, em Viena, Áustria. Sua família, que era católica e enfrentava dificuldades financeiras, passou por escassez de alimentos no pós-Primeira Guerra Mundial, o que resultou em Miep sofrendo de desnutrição.

Para recuperar sua saúde, sua família se viu obrigada a participar de um programa de auxílio para crianças austríacas. Em 1920, aos 11 anos de idade, Miep embarcou em um trem sozinha com destino a Holanda para ser adotada e recuperar suas forças.

A Small Light tem 100% de aprovação

Após a estreia, a produção da National Geographic criada por Joan Rater e Tony Phelan entrou para o seleto grupo de séries com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, com 29 avaliações de críticos registradas. A Small Light também obteve a impressionante pontuação média do público de 90%, com muitas pessoas usando as redes sociais para elogiar a minissérie.

image-19 A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação

O significado de ‘A Small Light’

Miep-Gies A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação
Miep Gies

No Brasil, o título da série não recebeu uma tradução oficial. O nome A Small Light, que significa Uma Pequena Luz, foi retirado de uma declaração que Miep Gies fez em seus últimos anos de vida, quando disse que qualquer pessoa pode fazer a diferença para tornar o mundo melhor.

Não gosto de ser chamada de heroína porque ninguém deveria pensar que você precisa ser especial para ajudar os outros. Mesmo uma secretária comum, uma dona de casa ou uma adolescente podem acender uma pequena luz em um quarto escuro.

Miep guardou o Diário de Anne Frank

Anne-Frank A Small Light: Série sobre protetora de Anne Frank tem 100% de aprovação
Anne Frank

Miep estabeleceu uma conexão profunda com a família Frank e desempenhou um papel crucial durante os dois anos em que eles se esconderam no anexo secreto. Após a prisão da família pelos nazistas, ela cuidou do diário e das cartas de Anne Frank, mantendo-os em segurança até a libertação de Otto do campo de concentração de Auschwitz em junho de 1945.

Miep nutria a esperança de devolver pessoalmente o diário a Anne, mas recebeu a triste notícia da morte da filha mais nova da família. Por isso, ela entregou o diário ao pai de Anne, que organizou os escritos e publicou a compilação pela primeira vez em 1947. O livro alcançou um sucesso imenso, vendendo mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo.

As últimas anotações no diário cessam três dias antes da descoberta do esconderijo. Em 4 de agosto de 1944, os moradores foram levados para o campo de concentração de Auschwitz, na Polônia. Infelizmente, Anne, com 15 anos, e sua irmã Margot faleceram de tifo no campo de Bergen-Belsen, na Alemanha, em 1945. Apenas Otto Frank, pai de Anne, sobreviveu.

A Small Light está disponível no Disney+ e no Star+.

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, sempre atento às tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário