Saiba por que Dionísio (Sr. D) realmente detesta Percy Jackson

Dionisio-e-Percy-Jackson Saiba por que Dionísio (Sr. D) realmente detesta Percy Jackson

Dionísio — ou Baco, como é conhecido pelos romanos — tem aparecido de diversas formas na cultura pop. Fonte de vilania na linha do tempo de True Blood, o Sr. D é uma versão diferente do deus do vinho e das festas na série de livros Percy Jackson e os Olimpianos, de Rick Riordan. Na cronologia de Percy Jackson, Dionísio é o diretor do Acampamento Meio-Sangue e também tem uma antipatia pelo personagem principal.

Quando Percy chega ao acampamento, Dionísio não demonstra interesse pessoal nele e até tenta usá-lo. Dionísio é mal-humorado inicialmente porque ser o diretor do acampamento é um castigo de Zeus, que o proíbe de consumir bebidas alcoólicas. No entanto, sua antipatia por Percy deriva do papel do jovem como herói.

Filho de Poseidon, Percy é um dos semideuses mais poderosos, destinado a realizar atos heroicos. Em O Ladrão de Raios, Quíron envia Percy, Grover e Annabeth em uma missão para recuperar o Raio-Mestre roubado de Zeus. Outros podem se impressionar com um grupo de jovens de 12 anos embarcando nesta Odisseia, mas o Sr. D tem uma perspectiva diferente.

Dionísio e o desdém pelos atos heroicos

Dionisio-em-Percy-Jackson-e-os-Olimpianos Saiba por que Dionísio (Sr. D) realmente detesta Percy Jackson

Um dos personagens mais céticos da série, Dionísio despreza qualquer ato heroico. No terceiro livro da saga literária, A Maldição do Titã, Dionísio critica Percy pela hipocrisia dos meio-sangues. Enquanto os semideuses acusam os deuses de serem egoístas, os heróis são tão ruins quanto. Percy provavelmente é um dos que menos merecem esse tratamento, mas os sentimentos do Sr. D sobre o assunto são profundos.

Na série do Disney+, Percy Jackson e os Olimpianos, a interpretação de Jason Mantzoukas do deus aficionado por Coca Diet pode parecer um cuidador típico e desinteressado. No entanto, ele tem feridas profundas.

Tudo em nome de Ariadne

Ariadne-mitologia-grega Saiba por que Dionísio (Sr. D) realmente detesta Percy Jackson

O desgosto de Dionísio pelos heróis remonta ao passado e é a razão pela qual ele conhece sua esposa, Ariadne, uma princesa de Creta e filha do cruel rei Minos. Ele ficou famoso por exigir tributos para lutar contra o terrível Minotauro. Um dia, um herói chamado Teseu surge, determinado a derrotar o Minotauro de uma vez por todas. Ariadne promete ajudar em troca de casamento com Teseu, que concorda em levá-la para longe de seu pai. Após derrotar o Minotauro — algo que não seria possível sem a ajuda de Ariadne — ele a abandona, deixando-a na ilha de Naxos.

Dionísio encontra Ariadne e fica comovido com sua tristeza e súplicas aos deuses para amaldiçoar Teseu. Após confortá-la, eles se apaixonam e se casam. Seu afeto por sua esposa é tão forte que, após sua morte, ele vai ao Submundo e a torna uma deusa imortal. Eles compartilham um amor puro, mas Dionísio nunca consegue perdoar o dano causado por esses chamados heróis.

Em sua visão, só porque são filhos de deuses, pensam que estão acima de todos os outros. O caso de Percy não ajuda, visto que Teseu também era filho de Poseidon. Ver outro filho do deus dos mares é provavelmente um lembrete constante de como sua esposa foi abandonada e desolada.

Percy Jackson e os Olimpianos está lançamento episódios no Disney+ às terças-feiras, sempre às 23:00.

Atualizado em 02/01/2024

Foto do autor

Leo Carvalho

Leo Carvalho, jornalista de formação e nerd de coração, é um observador atento das tendências do entretenimento, em especial filmes e séries da Marvel e Star Wars. Sua formação acadêmica em jornalismo e entusiasmo de fã lhe permitem escrever textos com insights, análises detalhadas e olhar crítico.

Deixe um comentário