O aclamado diretor Ridley Scott revelou detalhes surpreendentes sobre os planos originais para Gladiador 2, incluindo o retorno do personagem de Russell Crowe, Maximus Decimus Meridius, de uma maneira bastante inusitada.
Em entrevista ao podcast ReelBlend, Scott descreveu a ideia inicial de ressuscitar Maximus para a continuação de Gladiador. O roteiro original, escrito por Nick Cave, propunha usar viagem no tempo para trazer Maximus de volta ao mundo real, enviando-o através de diferentes períodos históricos e possibilitando um retorno improvável a Roma.
“Nick Cave escreveu o roteiro, mas eu tive a ideia“, disse Scott. “Eu sabia como trazê-lo de volta através de um portal, de volta ao mundo real. Eu não vou contar como é, porque alguém pode roubar a ideia… Eu falei com Nick quase todos os dias durante cerca de um mês enquanto ele estava escrevendo. E eu disse, ‘Podemos trazê-lo de volta dessa forma’. E o que eu quero fazer é começar o filme em Styx, na beira do oceano, e você vê ele, esse guerreiro, vagando de armadura. Então, é Maximus vagando, procurando para onde ele irá a seguir. Essa é a cena um.”
O roteiro original de Gladiador 2
As variações do roteiro original de Gladiador 2, escrito em meados dos anos 2000, tinham Maximus acordando em Elysium, o equivalente romano do Purgatório. Lá, ele teria que lutar contra Hefesto para escapar do reino infernal e voltar a Roma, onde descobre que Lucius se tornou um imperador tão corrupto quanto seu tio Commodus, que Maximus matou na batalha final no Coliseu.
O roteiro de Cave também mostrava Maximus lutando através das Cruzadas, da Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã, antes de trabalhar no Pentágono no mundo atual. David Scarpa sucedeu Cave como roteirista da sequência de Gladiador, colocando Lucius, que será interpretado por Paul Mescal, no papel central, embora pouco se saiba sobre as motivações do personagem.
Russell Crowe e o Futuro de Gladiador 2
Após relatos iniciais de que Russell Crowe retornaria para Gladiador 2, o próprio ator confirmou em janeiro que ele e Maximus não apareceriam no filme. O neozelandês expressou sua irritação com perguntas constantes sobre a sequência, apesar de sua ausência, embora acredite que o filme será um sucesso sem ele e tenha elogiado o uso de cenários reais por Scott na produção. Crowe ganhou um Oscar de Melhor Ator por sua atuação como Maximus em Gladiador.
Retomada das filmagens
Gladiador 2 deve retomar a fotografia principal em Malta em 4 de dezembro, após ser interrompida devido à greve dos atores, com filmagens suspensas no meio de uma grande cena no Coliseu com centenas de figurantes. A produção originalmente começou no Marrocos, com Malta e o Reino Unido também sendo usados como locações de filmagem.
Houve alguns contratempos ao longo do processo, incluindo um acidente que feriu vários membros da equipe e acusações da PETA de maus-tratos a animais devido ao uso de cavalos e macacos no set.
Mescal estrela em Gladiador 2 ao lado de Connie Nielsen (Lucilla) e Djimon Hounsou (Juba), que estiveram no filme original. O ator vencedor do Oscar Denzel Washington e a estrela de The Mandalorian, Pedro Pascal, também aparecem ao lado do ator de Stranger Things, Joseph Quinn. Enquanto isso, Scott está atualmente promovendo seu novo filme de drama histórico, Napoleão, estrelado por Joaquin Phoenix, também de Gladiador.
Gladiador 2 está previsto para chegar aos cinemas em 22 de novembro de 2024.