Roteiristas explicam como a história se expandiu em Avatar 3, 4 e 5

Loak-e-Jake-Sully-Avatar-2-1 Roteiristas explicam como a história se expandiu em Avatar 3, 4 e 5

Os roteiristas dos filmes de Avatar, Amanda Silver e Rick Jaffa, falaram sobre as dificuldades de interligar as histórias das sequências. A primeira delas, Avatar: O Caminho da Água, estreou nos cinemas após 13 anos de desenvolvimento de uma franquia completa, com um universo pensado até o fim do enredo principal. Agora, com as continuações já em produção, os fãs podem saber alguns detalhes sobre o processo criativo.

Em 2013, James Cameron começou a reunir todos os escritores das sequências e falar sobre todas as ideias que eles tinham em mente para que tudo pudesse se interligar corretamente. Em entrevista à Variety, os Rick e Amanda revelaram como o processo de escrita gerou algumas surpresas que os obrigaram a expandir a história. Eles explicaram que foi isso que fez com que as várias sequências começassem a ser construídas. 

Desde o início, um dos desafios – direi que foi um desafio delicioso – é que havia muito material”, disse Silver . “Carregar esse fardo sempre foi um problema em termos de mover o primeiro ato daquele primeiro filme, e havia uma quantidade enorme de material ali. Então, em certo momento, após termos começado a escrever, [Cameron] nos ligou e disse: ‘Olha, temos muito material. Vamos dividi-lo em dois filmes’”.

Cameron entregou 800 páginas de anotações aos roteiristas

James-Cameron-Avatar-2 Roteiristas explicam como a história se expandiu em Avatar 3, 4 e 5

O mesmo artigo da Variety descreveu os primeiros passos da equipe criativa de Avatar após o lançamento do filme original, em 2009. Jaffa enviou um e-mail ao diretor perguntando se havia algum material que ele desejasse que revisassem antes de sua primeira reunião oficial. Em uma hora, Cameron respondeu com um longo e-mail e um anexo que eles chamaram de “Pandora-pedia”.

As duas primeiras semanas foram gastas falando sobre Avatar de 2009 e explicando por que o público o tornou o filme de maior bilheteria de todos os tempos”, o artigo destaca. “Então Cameron entregou a todos três ou quatro fichários com anotações sobre suas ideias para os próximos filmes – cerca de 800 páginas ao todo”.

Jaffa explicou que o compilado foi como um “convite para dentro de sua mente”. Contudo, após um longo processo de criação que envolveu muitas outras etapas, os roteiros ficaram prontos e as gravações do 2 e 3 foram feitas juntas, com algumas cenas do quarto longa também já prontas.

Avatar: O Caminho da Água pode ser visto atualmente nos cinemas. O filme entrará em breve no catálogo do Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos dos streamings da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário