Loki chegou e introduziu um dos conteúdos mais confusos da história do entretenimento: as viagens no tempo. Não é de hoje que filmes tentam criar sua própria forma de explicar como funciona o conceito de tempo e como as pessoas podem simplesmente pensar em viajar para o futuro ou para o passado, como bem entender. É claro que quando a Marvel Studios decidiu criar uma série que fala majoritariamente sobre isso, as coisas estavam fadadas a ficar um pouco complexas. Tudo ainda piora quando pensamos que o próximo grande vilão do Universo Cinematográfico da Marvel está sendo apresentado ao MCU como uma pessoa que tem controle sobre a própria linha do tempo em si.
Quando o final de Loki chegou, os fãs ainda tinham muitas perguntas sem respostas, afinal, o desfecho não foi exatamente um fim. Não apenas teremos uma segunda temporada, como veremos o Deus da Trapaça em alguns filmes no futuro, ao menos é o que os fãs pensam. Apesar de termos tido muitas respostas vindas do Aquele que Permanece, algumas dúvidas ainda ficaram. Se a AVT estava tão empenhada em manter a integridade da Linha do Tempo , como havia tantas linhas de tempo alternativas e/ou variantes em geral?
Em uma entrevista ao ScreenCrush, o escritor chefe de Loki, Michael Waldron, discutiu sobre a série. O entrevistador aproveitou para tirar suas dúvidas sobre viagem no tempo e sobre como isso será melhor abordado no futuro do MCU:
“A melhor forma que eu posso usar para explicar é que nossa versão de viagem no tempo foi a filosofia básica de que o tempo está sempre rodando. Então existem infinitos momentos que estão acontecendo ao mesmo tempo, de uma única vez. Você e eu estamos tendo essa conversa agora. Em um outro momento, temos uma versão de nós que teve essa conversa há 10 segundos. Existe uma outra versão do tempo onde teríamos essa conversa 10 segundos no futuro. Geralmente, essas três situações podem literalmente significar diferentes universos, em diferentes linhas do tempo, que compõem uma única. Existem minúsculas flutuações que acontecem por minuto em cada instância do tempo. Então em nossa conversa, em 5 vezes de 10, eu chego e digo, ‘Olá’. E em quatro vezes de 10, eu digo, ‘Ei, muito prazer’. E de repente em uma única vez de dez, eu diria, ‘Oi cara, f*da-se você. Eu não quero fazer essa entrevista’.“
Waldron ainda continuou:
“É assim que o tempo funciona. Sempre existem diferentes permutações e momentos acontecendo. A AVT tem seu próprio barômetro, sua única definição do que constitui um desvio da linha básica e da forma como deve seguir. Quando isso se torna um problema para eles, de acordo com suas regras, ou quando algo pode ramificar de uma forma a produzir uma nova linha do tempo, isso pode gerar uma nova versão do Aquele que Permanece.”
A série Loki, da Marvel Studios, está disponível no Disney+.
Mais sobre Loki
• Tom Hiddleston confirma que 2ª temporada de Loki já está em produção
• Loki teria um início totalmente diferente, revela a diretora Kate Herron
• Dublê revela o dia em que Tom Hiddleston impediu um ataque de pânico no set de Loki
Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus