Red: Crescer é uma Fera | Pixar fala sobre menstruação pela primeira vez em uma animação


Mei-Lee-Panda Red: Crescer é uma Fera | Pixar fala sobre menstruação pela primeira vez em uma animação

A próxima animação da Pixar, Red: Crescer é uma Fera, é o primeiro filme do estúdio a falar de menstruação. A comédia é sobre uma menina de 13 anos que começa a enfrentar os problemas da adolescência, e que, ao mesmo tempo, descobre que toda vez que fica nervosa, se transforma em um panda vermelho. A produção trata do período difícil da vida de muitas garotas enquanto também foca em problemas familiares, amizades e ansiedade.

O novo filme da Pixar, que vai estrear na próxima sexta-feira no Disney+, mostra uma garota que começa a enfrentar um problema que atinge seu cotidiano de maneira involuntária e nos piores momentos. As conexões metafóricas do enredo com outro grande ponto de virada vermelho na vida de muitas garotas não passam despercebidas. A diretora, Domee Chi, com sua estreia em um longa animado, não teve reservas em falar sobre os assuntos dessa época da vida.

O panda vermelho é uma metáfora não apenas para a puberdade, mas também para o que herdamos de nossas mães e como lidamos com essas coisas”, disse Shi em uma entrevista. “Mei está crescendo presa entre dois mundos: Oriente e Ocidente. Mas ela também está neste momento de sua vida em que está florescendo na idade adulta. E todas essas mudanças estão acontecendo não apenas em seu corpo, mas em seu relacionamento com sua mãe e seus amigos”.

Red-Crescer-e-uma-Fera-Mei-Lee-e-amigas Red: Crescer é uma Fera | Pixar fala sobre menstruação pela primeira vez em uma animação

Além disso, Shi, que comanda o primeiro projeto da Pixar com uma equipe inteiramente formada por mulheres, não hesitou em fazer da menstruação um assunto recorrente no filme. Por exemplo, quando ela vive sua primeira transformação, Mei Lee se tranca no banheiro e sua mãe acredita que ela está menstruada, trazendo suprimentos e dando conselhos sobre como seu corpo está mudando. A diretora também afirmou que todas em seu time apoiaram a ideia de trazer essas conversas para a trama.

Mesmo assim, o assunto ainda é pouco tratado em todo tipo de filme. Por isso, a produtora Lindsey Collins ficou um pouco preocupada em relação à resposta do estúdio em relação a essa decisão. Ainda que se olhe para um cenário mais amplo da mídia, a menstruação continua sendo frequentemente associada à vergonha e nojo. Por sorte, os executivos da Pixar sequer citaram a cena como algo ruim, e ela pôde ser mantida normalmente.

Red: Crescer é uma Fera estreia no dia 11 de março no Disney+.

Siga o Guia Disney+ Brasil nas redes sociais e fique por dentro das dicas, novidades e lançamentos do streaming da Disney.
• facebook.com/guiadisneyplus
• twitter.com/guiadisneyplus
• instagram.com/guiadisneyplus
• pinterest.com/guiadisneyplus

Atualizado em 07/03/2022


Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.