Quem é Hefesto? Entenda a participação do deus grego em Percy Jackson

Hefesto-Percy-Jackson Quem é Hefesto? Entenda a participação do deus grego em Percy Jackson

O quinto episódio de Percy Jackson e os Olimpianos, intitulado “Um deus compra cheeseburgers para nós”, mostrou o deus Hefesto, mas quem é o personagem e por que ele é tão importante? A série passou da metade da trama da primeira temporada, que será contada em oito partes no total. Por isso, os acontecimentos devem ser vistos com atenção, especialmente as figuras divinas que vão sendo apresentadas a cada semana.

O mais recente deus grego que fez uma aparição na jornada de Percy foi Hefesto. Ele é o deus da metalurgia e do fogo, sendo o grande responsável por muitos dos aspectos mecânicos do Olimpo, como destacado por suas engenhocas mostradas no episódio. Na série, ele é interpretado por Timothy Omundson e aparece como uma extensão da história de Ares, evidenciando a natureza traiçoeira dos deuses do Olimpo.

O trio de protagonistas se encontra com ele ao partirem para o oeste após sua batalha contra a Quimera. Eles acabam em Los Angeles, onde fica o submundo, conhecendo Ares, para quem pedem ajuda em sua busca. O deus da guerra promete ajudá-los, mas exige algo em troca: que eles recuperem seu escudo perdido.

Nessa missão, eles encontram o deus do fogo, que faz uma aparição em um momento de tomada de decisão importante para Annabeth no Trono de Hefesto.

Quem é Hefesto em Percy Jackson?

Na saga original de Rick Riordan, a primeira aparição do personagem em um livro só ocorre durante o terceiro volume, A Maldição do Titã. No entanto, o episódio 5 já revela a história de Hefesto ao público, destacando como ela é trágica. 

O deus grego é filho de Hera, que o deserdou por causa de sua aparência física e o expulsou do Monte Olimpo. Embora ele tenha persuadido os outros deuses a aceitar seu direito de primogenitura, os outros olimpianos continuassem a ridicularizá-lo por suas deformidades físicas, assim como sua mãe. 

Hefesto então teve Afrodite, a deusa do amor, prometida como sua esposa, ainda que ela não estivesse muito animada com o casamento. Em seu tempo juntos, ela o traiu diversas vezes com Ares, o que explica porque o deus do fogo roubou o seu escudo.

Novos episódios de Percy Jackson e os Olimpianos são disponibilizados às terças-ferias, as 23h, no Disney+.

Atualizado em 10/01/2024

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário