Quando e como foi criada a primeira boneca Barbie?

Barbie-Margot-Robbie-1 Quando e como foi criada a primeira boneca Barbie?

O filme Barbie homenageia Ruth Handler, a criadora da boneca que dá nome ao filme, mas nem todo mundo conhece sua história real. A produção dirigida por Greta Gerwig e estrelada por Margot Robbie é a maior celebração do brinquedo lançado nos anos 50 pela Mattel, e está levando todo o público para as salas de cinema e quebrando inúmeros recordes. Mas onde começou a história da boneca?

Embora haja versões conflitantes sobre o que inspirou Ruth Handler a inventar a Barbie, é certo que a boneca foi criada em 1959 e foi colocada à venda na empresa fundada por ela e seu marido, Elliot. Ela baseou seu visual em um brinquedo alemão, a Lilli, que, por sua vez, foi inspirada em uma personagem popular que aparecia em uma história em quadrinhos para o jornal Bild. 

Lilli era uma loira com personalidade ousada e foi inicialmente vendida para adultos, mas tornou-se popular entre as crianças que gostavam de vesti-la com diferentes roupas. Dessa forma, Ruth pensou em criar a boneca Barbie como um brinquedo para meninas que lhes permitisse imaginar o que e quem elas queriam ser, assim como os meninos podiam fazer com seus brinquedos. 

Assim, Barbie da Mattel estreou na American Toy Fair, em Nova York, em 9 de março de 1959, e foi um sucesso instantâneo, abrindo caminho para que ela se tornasse o ícone cultural que é hoje.

Ruth deu à Barbie o nome de sua filha e lançou um produto de muito sucesso

Ruth batizou a nova boneca da Mattel com o nome de sua própria filha, Barbara Handler – embora o nome completo da personagem seja Barbara Millicent Roberts -, que é lembrada como uma das razões para a criação do brinquedo. Além disso, o namorado da Barbie levou o nome do filho da criadora, Kenneth.

image-45 Quando e como foi criada a primeira boneca Barbie?
A Barbie “Número 1”

A primeira Barbie, muitas vezes chamada de “Número 1”, representava o estilo daquela época. Ela era comercializada em duas versões: uma de cabelo loiro e outra com cabelo moreno, mas tinham em comum o rabo de cavalo e a franja cacheada. Usando um maiô listrado preto e branco e sem alças, a boneca tinha ainda um brincos em formato de argolas douradas e sapatos pretos com salto alto.

300 mil Barbies foram vendidas apenas no primeiro ano, e o amor das crianças pela boneca só cresceude lá para cá. Hoje em dia, mais de 160 bonecas são vendidas a cada minuto em 150 países em todo o mundo. A marca tem produtos em mais de 50 categorias, incluindo alimentação, fitness e vestuário.

Barbie está em cartaz nos cinemas de todo o Brasil.

Atualizado em 23/07/2023

Foto do autor

Ana Gambale

Estudante de Cinema e Audiovisual, fã de Disney e Pixar, cultura pop e internet, viciada em k-pop e eterna amante de séries.

Deixe um comentário